ROTEIRO 9 DE BIKE - PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA


DISTÂNCIATEMPO DE PEDAL
TEMPO GASTO
INÍCIO 
 17 Km
1h25
2h05
Parque Nacional de Brasília -Estacionamento da Piscina Areal

  • Distância da Rodoviária até Parque Nacional: 18 km - Mapa.

AVALIAÇÃO DO ROTEIRO:

PISTA
APOIO
SEGURANÇA
VISUAL
NOTA FINAL
9
8
7
8
    8

COMENTÁRIOS:
  • Pista: iniciei o passeio saindo do estacionamento da Piscina Areal. O percurso tem 2,5 km em pista pavimentada (parte de bloquete e parte de asfalto) em excelente estado. Em seguida tem um circuito de 12 km (embora a placa indique 15 km) em uma pista de terra com cascalho, da largura de um carro, também em ótimo estado - é a Trilha Cristal Água (observe nas fotos e na rota do Strava). Depois do percurso de terra, retornei pelos mesmos 2,5 km percorridos no início.  Avaliação positiva para as duas pistas - a de terra e a pavimentada. 
  • Ponto de apoio: dentro da área cercada da Piscina Areal, onde iniciei e terminei o roteiro (estacionamento da piscina), tem uma boa infraestrutura com banheiros, posto médico e lanchonete (sugiro comer uma salada de frutas depois do pedal). Ao longo do percurso, porém, que é pequeno, não tem nenhum outro ponto de apoio. Nas placas da Trilha Cristal Água constam os telefones de emergência e também a informação de que durante toda trilha tem cobertura de celular. No início do percurso de terra tem uns chuveiros para se refrescar.
  • Segurança: risco de assalto sempre existe, principalmente nos trechos com menor circulação de pessoas, no entanto, é uma área fechada (dentro do parque) e tem a fiscalização da Polícia Florestal, mesmo que não tão frequente. Quanto ao risco de acidentes, acho que poderia acontecer uma queda na parte de terra devido ao cascalho, mas é só ter cuidado. Um outro risco poderia ser um ataque de cachorro do mato (não vi nenhum, mas já ouvi falar), por isso, é bom respeitar a sinalização e não entrar nas áreas proibidas.
  • Visual: no início do percurso, ainda na área calçada, você passa por uma ponte de madeira com uma mata mais fechada, o que proporciona uma sensação agradável e um visual bonito. Na parte de terra, verá somente cerrado, que pra mim também tem sua beleza. Em alguns pontos do percurso você enxerga Águas Claras e em outra parte o Setor Noroeste.
  • Outros comentários:
No início da Trilha Cristal Água tem uma bifurcação e você pode optar por fazer a Trilha pela direita ou pela esquerda. Eu sempre faço a opção pela direita. Talvez pela esquerda o esforço seja menor por ter mais descidas, apesar de a inclinação do terreno ser pequena.

Em frente à Administração tem uma edificação alta com uma caixa d'água e algumas antenas no topo. Subindo a escada você poderá acessar o topo e ter uma vista 360º do Parque.

O percurso de bike não é cansativo (17 km no total), mas o desaconselho para crianças e para pessoas que não têm o costume de andar em vias não pavimentadas.

Depois de fazer o passeio de bike você pode aproveitar as outras atrações do Parque como as Piscinas Areal e Pedreira e fazer também a pequena Trilha da Capivara - já postei no blog o Parque Nacional de Brasília com mais detalhes destas atrações. 


DETALHES DO ROTEIRO:


  KM
 COMENTÁRIO
 0
Início do Roteiro no estacionamento da Piscina Areal.
 1,5
Administração do Parque.
 2,0
Centro de Educação Ambiental e Ilha de Meditação.
 2,5
Início da Trilha Cristal Água - trecho não pavimentado.
 14,5
Final da Trilha Cristal Água - trecho não pavimentado.
 15
Centro de Educação Ambiental
 15,5
Administração do Parque.
17
Fim do Roteiro no estacionamento da Piscina Areal.

Espero que tenham gostado deste roteiro. Qualquer dúvida ou sugestão e só escrever para o brasilianatrilha@gmail.com

Clique na foto (apenas um clique) para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos. Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC.


 
Estacionamento da Piscina Areal - início do roteiro
 
Trevo da Administração
 
Centro de Educação Ambiental à esquerda e Ilha da Meditação à direita
 
Ilha da Meditação
 
Placa no início da Trilha Cristal Água
 
Placa no início da Trilha Cristal Água
 
Opção de fazer a Trilha à direita ou esquerda
 
Trilha
 
Placas de localização ao longo da Trilha
 
Trilha
 
Trilha - Águas Claras ao fundo
 
Trilha

Trilha

 
Retorno - início pavimentação
"Espaço O Canto do Suspiro"

Centro de Educação Ambiental


Seguindo as placas
 
Pista entre o Centro de Educação Ambiental e a Administração
 
Administração
 
Vista do mirante (caixa d'água) da Administração
 
Placas no caminho
 
Início/Final da Trilha - ponte antes do estacionamento




Nenhum comentário:

Postar um comentário