ROTEIRO 10 DE BIKE - PRÉDIOS PÚBLICOS (1ª PARTE)

DISTÂNCIATEMPO DE PEDAL
TEMPO GASTO
INÍCIO
 20,4 Km
1h50
2h40
Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB

• Distância da Rodoviária até o CCBB: 8 km - Mapa.

AVALIAÇÃO DO ROTEIRO:

PISTA
APOIO
SEGURANÇA
VISUAL
NOTA FINAL

COMENTÁRIOS:
  • Pista: o início do percurso foi no Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB seguindo por 2,3 km em uma ciclovia excelente. Em seguida tem a travessia da Via L4 e mais 1,6 km na via, passando em frente à Procuradoria Geral da República - PGR em pista em bom estado. Depois são mais 5,6 km no Setor de Administração Sul (TST, STJ e TSE) também em ótima pista. Próximo destino, pela Via S2 (anexo dos Ministérios), contornando o TCU e chegando na Praça dos Três Poderes, em pista asfaltada e boa também, por 3,5 km (parte do contorno do TCU foi na grama - pequeno trecho). Seguindo, fui ao Palácio da Justiça e fiz mais um pequeno trecho na Esplanada dos Ministérios, retornando à Praça dos Três Poderes, tudo em asfalto por 3,3 km. Depois, a excelente ciclovia da Praça dos Três Poderes até o CCBB, por 4,2 km. Conclusão: As ciclovias e asfalto são perfeitos.
  • Ponto de apoio: no início e fim do percurso, no CCBB, você conta com banheiros, lanchonete e o ótimo Bistrô "Bom Demais". Depois, somente na Praça dos Três Poderes tem alguns ambulantes vendendo água e picolé. A dica é levar bastante água e alguma coisa para comer.
  • Segurança: risco de assalto sempre existe, principalmente nos trechos com menor circulação de pessoas. Quanto ao risco de acidentes nas pistas de automóveis, sempre existe, principalmente no pequeno trecho de pouco mais de 1 Km na Via L4, onde o trânsito é maior. Recomendo fazer este passeio num domingo, quando o trânsito é pouco intenso - no Setor de Tribunais praticamente não tem ninguém.
  • Visual: o visual realmente impressiona. A arquitetura diferenciada dos Prédios Públicos, jardins, gramados, árvores e praças é muito bonita, vale a pena. De bike você vai ter a oportunidade de observar detalhes que seguramente não observaria se estivesse de carro.
  • Outros comentários:
Fui de carro até o CCBB onde tem um amplo estacionamento gratuito.

O percurso de bike não é cansativo (20,4 km no total). No entanto, desaconselho para crianças e para pessoas que não têm o costume de andar em vias junto com veículos.

O Roteiro dos Prédios Públicos foi dividido em duas partes: a primeira contemplando os prédios da administração federal, a segunda parte, os prédios do governo do Distrito Federal (Palácio do Buriti, Câmara Legislativa, TCDF e TJDFT), e, por fim, os Bancos Públicos (Brasil, Central e Caixa Econômica).

DETALHES DO ROTEIRO:
  KM
 COMENTÁRIO
Início do roteiro no Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB. Seguir à esquerda pela ciclovia.
 2,4
Fim da ciclovia e travessia da Via L4. Seguir pela Via L4, passando pelo prédio da PGR à direita.
 3,9
Virar à direita para o Setor de Administração Federal Sul (Tribunais). No primeiro balão virar à esquerda e contornar os 3 Tribunais (STJ, TST e TSE).
9,4
Sair do Setor de Tribunais sentido Anexos dos Ministérios, passando entre os anexos do Itamaraty, seguindo a Via S2 até o TCU.
 12,4
Sair do TCU passando pelo estacionamento da Câmara dos Deputados e STF e pela Praça dos Três Poderes. Subir a Esplanada dos Ministérios passando ao lado do Congresso Nacional e contornar o Palácio da Justiça (Ministério da Justiça). Continuar na Esplanada mais alguns metros e retornar passando pelo Palácio do Itamaraty até a Praça dos Três Poderes novamente.
 16,1
Atravessar a Praça em direção ao Palácio do Planalto e ao final da Praça, à direita, pegar a ciclovia. Seguir a ciclovia passando pelo Bosque dos Constituintes até a Via L4.
 17,6
Atravessar a Via L4 e continuar na ciclovia.
 20,4
 Final do roteiro no CCBB.

Espero que tenham gostado deste roteiro. Qualquer dúvida ou sugestão e só escrever para o brasilianatrilha@gmail.com

Clique na foto (apenas um clique) para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos. Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC.

As fotos estão na sequência em que o roteiro foi executado.
  • Início do roteiro no Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB.

• Ciclovia saindo do CCBB até a Via L4.

• Procuradoria Geral da República - PGR e Bosque dos Constituintes ao lado da PGR (foto do meio).

• Setor de Administração Federal Sul.

• Superior Tribunal de Justiça - STJ

• Tribunal Superior do Trabalho - TST

• Tribunal Superior Eleitoral - TSE

• Embaixada dos Estados Unidos (foto 1) e novo Tribunal sendo construído - TRF 1ª Região (fotos 2 e 3).

• Outros prédios no caminho.

• Anexo de Ministério (foto 1), Anexo do Itamaraty (fotos 2, 3 e 4) e Anexo IV da Câmara dos Deputados (fotos 5 e 6).

• Tribunal de Contas da União - TCU (prédio principal, jardins e Anexos).

• Praça dos Três Poderes.

• Supremo Tribunal Federal - STF e Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves.

• Palácio do Planalto

• Congresso Nacional.

• Palácio da Justiça - Ministério da Justiça.

• Esplanada dos Ministérios, Catedral, Museu da República, Banco do Brasil, Biblioteca Nacional, Torre de TV e Palácio do Itamaraty.

• Ciclovia - Praça dos Três Poderes até o CCBB passando pelo Espaço Israel Pinheiro, Bosque dos Constituintes e a Secretaria da Juventude.