TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO - TST


Clique na foto (apenas um clique) para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos. Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC.

As linhas modernas e inconfundíveis de Oscar Niemeyer também embelezam e contribuem para o melhor funcionamento da Justiça do Trabalho. O arquiteto foi o responsável pelo projeto do novo prédio do Tribunal Superior do Trabalho, inaugurado em 1º de fevereiro de 2006, em Brasília.

A obra do TST

  • Os primeiros passos para a obra foram dados em março de 1993, quando o Tribunal Pleno do TST autorizou o então presidente, Orlando Teixeira da Costa, solicitar um terreno para a construção da nova sede do Tribunal. Em junho do mesmo ano foi aprovado o contrato com o arquiteto Oscar Niemeyer para que ele desenvolvesse os projetos completos de arquitetura, estrutura e instalações complementares do novo edifício-sede do TST, assinado em 1994.
  • Em agosto de 1996, Oscar Niemeyer apresenta o primeiro projeto, com 122 mil metros quadrados de área edificada. Um ano depois, em agosto de 1997, o TST solicita que o escritório de Niemeyer reformule o projeto, a fim de reduzir os custos da obra. O pedido é atendido e a área total a ser construída passa para 96 mil metros quadrados.
  • Em 1998 é feita a licitação para construção do prédio que tem os serviços de terraplenagem iniciados no mesmo ano. Por restrições orçamentárias e alterações no projeto inicial que resultaram na economia de R$718 milhões para os cofres públicos, o prédio foi concluído somente oito anos depois.
O edifício principal é curvo com panos de vidro e peculiar grafismo em concreto na fachada.

Obras de Athos Bulcão decoram o hall de entrada do Plenário e da Sala de Togas.

O Tribunal dispõe, ainda, de um Memorial que retrata a sua história.

 
Visão da lateral esquerda da frente do Edifício Principal (curvo)
 
Frente do Edifício Principal
 
Frente do Edifício Anexo
 
Frente do Edifício Anexo

Vista da lateral esquerda da frente do Edifício Principal (curvo)


Parte de trás do Edifício Principal


Parte de trás do Edifício Principal e passarela de ligação dos dois edifícios

 
Vista da lateral direita da frente do Edifício Principal (curvo)
No Complexo do TST também está o Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT.

Este Tribunal exerce jurisdição em todo território nacional e resolve, em última instância, os conflitos trabalhistas.

O TST é composto de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:

        I - um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;
       II - os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior.

Site oficial do TST

Endereço: Setor de Administração Federal Sul  - Quadra 8 - Lote 1 - Telefone: (61) 3043-4300. Mapa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário