Clique na foto (apenas um clique) para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos. Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC.
As linhas modernas e inconfundíveis de Oscar Niemeyer também embelezam e contribuem para o melhor funcionamento da Justiça do Trabalho. O arquiteto foi o responsável pelo projeto do novo prédio do Tribunal Superior do Trabalho, inaugurado em 1º de fevereiro de 2006, em Brasília.
A obra do TST
- Os primeiros passos para a obra foram dados em março de 1993, quando o Tribunal Pleno do TST autorizou o então presidente, Orlando Teixeira da Costa, solicitar um terreno para a construção da nova sede do Tribunal. Em junho do mesmo ano foi aprovado o contrato com o arquiteto Oscar Niemeyer para que ele desenvolvesse os projetos completos de arquitetura, estrutura e instalações complementares do novo edifício-sede do TST, assinado em 1994.
- Em agosto de 1996, Oscar Niemeyer apresenta o primeiro projeto, com 122 mil metros quadrados de área edificada. Um ano depois, em agosto de 1997, o TST solicita que o escritório de Niemeyer reformule o projeto, a fim de reduzir os custos da obra. O pedido é atendido e a área total a ser construída passa para 96 mil metros quadrados.
- Em 1998 é feita a licitação para construção do prédio que tem os serviços de terraplenagem iniciados no mesmo ano. Por restrições orçamentárias e alterações no projeto inicial que resultaram na economia de R$718 milhões para os cofres públicos, o prédio foi concluído somente oito anos depois.
Obras de Athos Bulcão decoram o hall de entrada do Plenário e da Sala de Togas.
O Tribunal dispõe, ainda, de um Memorial que retrata a sua história.
|
|
||||
|
No Complexo do TST também está o Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT.
Este Tribunal exerce jurisdição em todo território nacional e resolve, em última instância, os conflitos trabalhistas.
O TST é composto de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:
I - um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;
II - os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior.
Site oficial do TST
Endereço: Setor de Administração Federal Sul - Quadra 8 - Lote 1 - Telefone: (61) 3043-4300. Mapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário