TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU


Clique na foto (apenas um clique) para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos. Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC.

A sede do Tribunal de Contas da União - TCU foi inaugurada em 26 de novembro de 1975, com arquitetura de Renato Alvarenga e paisagismo de Roberto Burle Marx.

Fiquei surpreso ao passear ao redor do TCU, a pé, contemplando os belos jardins, as diversas árvores, que formam um pequeno bosque, os espelhos d'água, a bela rampa de mármore branco, os anexos e o próprio edifício sede, que apesar de simples é interessante e parece ser bastante funcional.




















Os Anexos foram inaugurados em 1998 e os projetos são de Oscar Niemeyer.





A sede compreende o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, inaugurado em 2003, com exposições de arte contemporânea. O nome homenageia o artista, colecionador e divulgador da arte brasileira no mundo. No térreo do edifício, situa-se o Museu do TCU.






Com a Constituição de 1988, o Tribunal de Contas da União teve a sua jurisdição e competência substancialmente ampliadas. Recebeu poderes para, no auxílio ao Congresso Nacional, exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas. Qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária tem o dever de prestar contas ao TCU.

Os ministros do Tribunal de Contas da União, em número de nove, são nomeados pelo Presidente da República, observados os requisitos constitucionais e escolhidos:
     I – um terço pelo Presidente da República;
     II – dois terços pelo Congresso Nacional,

Para conhecer detalhes da história de criação do TCU clique aqui.
                                    
Para detalhes da visitação ao TCU clique aqui.



Site oficial do TCU.

Endereço: Setor de Administração Federal Sul  - Quadra 4 - Lote 1 - Telefone: 0800 644 1500. Mapa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário