STANLEY PARK - DEVONIAN PARK - ENGLISH BAY

Em nosso nono dia em Vancouver fomos fazer um dos passeios mais tradicionais da cidade, conhecer o Stanley Park de bike.

Saímos de skytrain da Estação Lougheed, em Burnaby, até a Estação Burrard, em Downtown. Logo na saída da estação pegamos o ônibus de número 19 para o Stanley Park e descemos na esquina da West Georgia Street com a Denman Street - mapa.

Esquina da West Georgia Street com a Denman Street
Na Denman Street (próxima ao parque) estão localizadas as principais lojas de aluguel de bike - vale a pena pesquisar, pois o preço varia muito de uma loja para outra - encontramos um bom preço na Bayshore

Depois do passeio de bike, passamos rapidamente no Devonian Park e em Harbour Cruises - mapa (fica no final do calçadão que liga o Canada Place ao Stanley Park) e fomos a pé pela Denman Street até English Bay - apenas alguns quarteirões - mapa.

Saindo de English Bay pegamos o ônibus número 6, no início da Davie Street, até a estação de skytrain Granville e de lá fomos direto para casa (estação Lougheed) - mapa.

Stanley Park
  • Entrada gratuita.
  • Para quem vai de carro tem estacionamento pago. Neste dia estávamos sem carro e não fez nenhuma falta.
  • O parque é quase uma ilha, cercado pelas águas da English Bay e Vancouver Harbour. Na ponta norte do parque tem a ponte Lions Gate - mapa.
  • O parque tem 405 hectares.
  • O nome do parque foi dado em homenagem a Lord Stanley, um político britânico que foi governador do Canadá.
  • É o maior parque urbano no Canadá e terceiro maior na América do Norte.
  • O Tripadvisor elegeu este parque como o melhor do mundo em 2014.
  • Como disse, nós alugamos bicicletas e fomos contornar o parque pela ciclovia. A pista tem 10 km aproximadamente. Antes da Ponte Lions Gate tem uma entrada à esquerda para Prospect Point (é a parte mais alta do parque, onde há um café com uma vista incrível) - nossa intenção era chegar lá, mas acabamos voltando antes porque uma das bicicletas quebrou - neste trecho tem uma subida bem íncrime.
  • 2 horas é um bom tempo para dar a volta na ciclovia dentro do Stanley Park sem correria, mas sugiro mais tempo para ir parando, curtindo o visual e chegar até Prospect Point (talvez 3 horas).
  • Uma outra opção também é aproveitar e fazer um passeio maior de bike iniciando no Canada Place passando por dentro do Stanley Park, Enghish Bay, Granville Island, Kitsilano Beach, Jericho Park e a UBC (University of British Columbia) este roteiro é bem famoso, conhecido como SeaWall - tem 22 km - mapa. Gostaria muito de ter feito este roteiro, mas não tivemos tempo.

Um dos acessos ao Stanley Park

Lions Gate Bridge

Farol em Brockton Point

Acesso à Prospect Point

Third Beach no Stanley Park

Second Beach no Stanley Park
  • A ciclovia somente pode ser percorrida em um único sentido.
  • No início do parque você vai conhecer os totens: iniciou-se em 1920 com apenas quatro totens, alguns talhados por volta de 1880. Hoje há vários deles – alguns emprestados e outros doados ao parque entre 1986 e 1992. Todos os totens são talhados em troncos de cedro vermelho.

• Dentro do parque tem também o aquário - nós não fomos.

Devonian Harbour Park
  • Localizado na West Georgia Street, final da Denmann Street, delimitado pelo distrito financeiro ao sul e pelo Stanley Park ao norte.
  • É um lugar para fazer uma caminhada, andar de bike e admirar os belos barcos na Marina do Coal Harbour.

English Bay
  • É a praia mais popular de Vancouver.
  • Também conhecida por First Beach, localizada ao longo da Beach Ave entre Gilford St e Bidwell St.
  • Nos finais de tarde, durante o verão, quando escurece por volta das 9h30 da noite, a praia fica lotada de gente para ver o belo por do sol com direito a vista para o Pacífico. Estávamos muito cansados neste dia e deixamos de ver este espetáculo, pois fomos embora por volta de 20 horas.

• Alguns metros antes de chegar à praia tem uma praça - Morton Park, localizada no cruzamento das ruas Denman e Davie - bem interessante, com 14 esculturas de bronze, de 3 metros de altura, conhecidas como  A-maze-ing Laughter - mapa, uma homenagem à criança que existe em todos nós.