SQS 308 - QUADRA MODELO DE BRASÍLIA

Para os que não conhecem Brasília, saibam que a cidade (Plano Piloto) tem o formato de um avião, sendo o Eixo Monumental  o corpo do avião (onde estão os principais atrativos da cidade)  e a Asa Sul e Asa Norte as asas dele.

Clique na foto (apenas um clique) para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos. Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC.


Plano Piloto - Quadra SQS 308 (destacada em vermelho)
Nas Asas Sul e Norte estão as quadras residenciais e suas comerciais, além de outras quadras destinadas a escolas, igrejas e templos, autarquias, bancos, hospitais, etc.

A Quadra  SQS 308 - Superquadra Sul 308 (localizada na Asa Sul - Mapa) foi escolhida para ser a quadra modelo da cidade, para tanto, Lúcio Costa a projetou e Burle Marx ficou encarregado de seu urbanismo e paisagismo e o Banco do Brasil construiu. Em 19 de fevereiro de 1962 ela foi inaugurada.



Esta atração está fora do roteiro turístico principal de Brasília, mas na minha opinião, é muito interessante conhecê-la, assim poderá entender a proposta do projetista ao caminhar pela quadra, que era a de atender as necessidades básicas de seus moradores. Esta quadra é completa e tem todos os espaços cuidadosamente planejados. O mesmo acontece em outras quadras, porém nem todas as quadras são tão completas. 

O ideal é visitar a quadra a pé, em pouco mais de 1 hora você poderá observar tudo. O mais interessante é fazer o passeio com algum morador que possa explicar tudo, mas se não for possível, não deixe de visitar a quadra. Para começar o tour, sugiro estacionar o carro em frente à Igreja de Fátima - conhecida como igrejinha (já publicada no blog), visitá-la primeiro e depois continuar a pé, iniciando pela entrada da quadra à esquerda da igreja.


Foto aérea - Igrejinha de Fátima à direita e SQS 308 à esquerda
O que você poderá ver na SQS 308:
  • A arquitetura dos prédios: 
- os pilotis de todos os blocos têm piso preto e colunas de mármore branco, além de detalhes em azulejos coloridos e padronizados;
- os blocos são dispostos de forma que a frente de um esteja para as costas do outro e, também, que as salas e quartos estejam voltadas para o nascente;
- todos os blocos têm de um lado cobogós e do outro grandes janelas de vidro;
- o
 padrão das quadras de Brasília são prédios de 3 andares (nas quadras 400) e 6 andares nas quadras (100, 200 e 300), porém, o bloco D desta quadra tem 4 andares;
- o
s prédios foram projetados pelos arquitetos Marcelo Campello e Sérgio Rocha;
- uma curiosidade: e
m frente ao bloco A foram gravadas cenas do filme Somos Tão Jovens.
 
Bloco B (fundos de cobogós) - entrada da quadra 
 
Bloco E (frente com grandes janelas)
 
Pilotis - piso de granito preto (reformado) - azulejos e colunas de mármore branco originais
 
Bloco D -  raridade o bloco de 4 andares
 
Integração do bloco com a área verde
 
Detalhes dos fundos (cobogó e azulejos do pilotis)

Bloco F - único em Brasília com espelho d'água

 
Grande área de vidro nas fachadas
  • A Escola Classe, o Jardim da Infância e a Escola Parque:
o Jardim de Infância foi visitado pela Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, em 1968;
- a Escola Classe foi projetada por Oscar Niemeyer;
- em 1957 foi elaborado o Plano Educacional de Brasília idealizado pelo educador Anísio Teixeira, que incluía orientações inclusive para as edificações. A Escola Classe da 308 foi a primeira desse modelo instalada em Brasília. Foi inaugurada em 12/09/1959; 
- a Escola Parque foi projetada por José de Souza Reis, sendo inaugurada em 1958, sendo exemplar da arquitetura pioneira, com seus pilotis em "V" e panos de vidro.Está inserida no Plano Educacional de Brasília. A escola aplica os conteúdos curriculares relacionados às atividades artísticas e esportivas.
 
Jardim da  Infância
 
Escola Classe
 
Escola Classe
 
Escola Parque
 
Escola Parque - detalhes das colunas em "V"
 
Escola Parque
  • Praça, Jardins e Espelho D'água:
- é a única quadra de Brasília que tem um espelho d'água;
- no projeto de Burle Marx ele intensificou a socialização dos espaços ao criar acessos que harmonizam a composição paisagística.
- O projeto dos jardins e praças foi tombado em 15 de julho de 2011.

Espelho d'água em frente ao Bloco F

 
Espelho d'água
 
Espelho d'água
 
Espelho d'água

 
Praça e belas árvores
A Quadra 308 faz parte de um conjunto de quadras, denominado de Unidade de Vizinhança 1, composta pelas quadras 307, 308, 107 e 108. Navegando na internet encontrei uma monografia de 2013 com o título "Patrimonialização na Unidade de Vizinhança nº 1" que tem muitos detalhes destas quadras.

Muitos outros equipamentos públicos estão presentes nesta Unidade de Vizinhança: Igreja de Fátima (publicada no blog), Espaço Cultural Renato Russo (espaço utilizado pela comunidade desde dos anos 70, mais conhecido como Teatro Galpão, mas infelizmente fechado desde de 2013 aguardando um projeto de reformas (no Portal de Jornalismo do IESB encontrei uma reportagem que trata deste tema), o famoso Cine Brasília (onde acontece o Festival de Cinema),  Estação de metrô da 108, Clube Unidade de Vizinhança, Biblioteca Setorial, Ponto de Encontro Comunitário, parquinhos, Posto de Saúde e completando toda esta estrutura pública as quadras contam com bancas de revistas e um forte comércio nas conhecidas entrequadras.

Praça entre a Igrejinha e a Quadra 308

 
Igreja Nossa Senhora de Fátima - Igrejinha
 
Teatro Galpão -  Espaço Cultural Renato Russo



5 comentários:

  1. Um detalhe importante é que os pilares originais dos prédios da 308 não eram de mármore, mas recobertos de pequenas pastilhas brancas e com os cantos arredondados.

    Em alguns prédios ainda estão assim. Em outros, os condôminos cometeram o crime cultural de distorcer corretamente o projeto original. Uma grande pena.

    ResponderExcluir
  2. Uma sugestão é visitar o bloco H, que é o que o que ainda apresenta as características mais fiéis ao projeto original.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante! Visitei a quadra, mas não sabia de todas essas informações! Obrigado por registrar.

    ResponderExcluir