menu

CATEDRAL MILITAR RAINHA DA PAZ

A Catedral Militar Rainha da Paz é uma instituição religiosa católica, pertinente ao Ordinariato Militar do Brasil, tendo como Padroeira Nossa Senhora Rainha da Paz.

Está localizada no final do Eixo Monumental (oeste), próximo ao Setor Militar Urbano -SMU - Mapa.

Clique na foto (apenas um clique) para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos. Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC.
Catedral Militar Rainha da Paz - vista da parte de trás
A pedra fundamental foi abençoada pelo Papa João Paulo II em 1991, durante sua visita ao Brasil. Na época o Papa celebrou uma missa na Esplanada dos Ministérios para a qual Oscar Niemeyer desenhou um pódio retangular coberto pela estrutura metálica de duas águas com o formato de tenda militar. Por ação de Dom Geraldo Ávila, então Arcebispo Militar do Brasil, a estrutura foi doada para construção da Catedral Militar de Brasília. Em 1993 foram elaborados os projetos de adaptação, e em 12 de dezembro de 1994, Dom Geraldo a inaugurou. Seu corpo está ali sepultado.


Catedral Militar Rainha da Paz - vista frontal

Na entrada, uma grande cruz recebe os fiéis. No interior, um altar simples, bancos largos e um vitral.

 
Bancos
 
Vitrais
 
Altar

Desde a fundação da Catedral, todos os meses, no dia 25 (aniversário mensal da Padroeira), há uma programação especial das 7 às 19 horas, com terços, louvores, orações de cura, intercessão e missas, que reúnem milhares de fieis, do Distrito Federal, entorno e de outros estados.
 
Imagem de Nossa Senhora
 
Capela no subsolo
 
Jardim e estacionamento

Horário de funcionamento: todos os dias, das 7 às 20 horas.


2 comentários: