Distância: 2,7 km da Rodoviária
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Horário:
- Todos os dias, das 9h às 17h30 (com saída de 30 em 30 minutos) - excepcionalmente, em casos de força maior, as visitas podem ser suspensas (ligue antes para confirmar 61- 3216-1768).
- De terça a quinta-feira, o agendamento é obrigatório para todos. Devem agendar também, para visitas em qualquer dia, grupos com mais de 15 pessoas, ou quando o tour for em inglês, espanhol ou francês, e grupos com necessidades especiais, tais como pessoas com dificuldades de locomoção.
- Consulte o site do Congresso para maiores informações - recomendo fazer o tour virtual, antes da visita.
História:
Atrativo:
- O Congresso Nacional é formado pelo Senado Federal - SF e pela Câmara dos Deputados - CD.
- Inaugurado em 1960, foi projetado por Oscar Niemeyer. É um dos três edifícios monumentais que compõem a Praça dos Três Poderes, junto com o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. É considerado como o maior símbolo da capital do Brasil, além de ser referido frequentemente como o ícone do próprio país, no exterior.
- O prédio principal abriga vários salões e os plenários da CD (cúpula à direita) e do SF (cúpula à esquerda) e, entre ambos, duas torres gêmeas de escritórios (chamado "Anexo I" - uma da CD e outra do SF), que se elevam a cem metros de altura - 28 andares. O Congresso ocupa também outros edifícios vizinhos (anexos), alguns deles interconectados por túneis. A CD tem 4 edifícios anexos. o SF tem dois.
- O Salão Negro do Congresso é a entrada principal do Palácio. Uma rampa de mármore branco conduz seus visitantes ao Salão. É o local por onde entra o Presidente da República eleito para dirigir-se ao Plenário Ulysses Guimarães no dia da cerimônia de sua posse. É também a entrada por onde são recebidos os Chefes de Estado e de Governo em visita oficial; e ainda onde são realizados eventos como as Cantatas de Natal, exposições, cultos ecumênicos e manifestações.
- À sua frente, voltado para a Esplanada dos Ministérios, encontra-se um grande gramado, usado pela população como palco de passeatas, protestos e outras manifestações públicas. Na parte posterior do edifício, encontra-se a Praça dos Três Poderes.
- A entrada inferior do edifício Principal é conhecida como Chapelaria ou Salão Branco. A entrada é destinada ao embarque e desembarque de parlamentares, autoridades e servidores. Em dia de chuva, os visitantes também entram por aqui.
- O Salão Nobre da CD (à direita da entrada do Salão Negro) é utilizado pelo Presidente da CD para receber os Chefes de Estado e de Governo em visitas oficiais. O Salão é decorado com painéis, estofados e esculturas de artistas como Athos Bulcão e Marianne Peretti. Já o Salão Nobre do Senado (à esquerda do Salão Negro) abriga o Museu daquela Casa.
- O Salão Verde da CD, o mais movimentado, é o local onde tem a maior concentração de jornalistas, pois é onde está a entrada do Plenário Ulysses Guimarães. Neste Salão, encontram-se obras de artistas renomados como Di Cavalcanti, Marianne Peretti, Alfredo Ceschiatti e a obra Ventania de Athos Bulcão. Ali, encontram-se também maquetes e uma vitrine com presentes protocolares, além de uma galeria de fotos dos Presidentes da CD do Império até a República.
- O Salão Azul do SF dá acesso ao gabinete de seu presidente, ao Plenário, à Ala das Bandeiras e ao corredor de acesso ao Anexo II, onde está instalada a exposição permanente Do Império à República.
- Poeticamente, as cúpulas que compõem a marca registrada do edifício não estão posicionadas de tal forma por acaso. O Senado, cujo plenário está localizado abaixo da cúpula côncava (virada para baixo), pretende transmitir e prevalecer a reflexão, a ponderação, o equilíbrio (são 3 senadores por estado) e o peso da experiência daqueles que o ocupam (já que o mandato dos senadores é de 8 anos); também pode representar a mais alta "cúpula" do país, sendo aquela que irá validar as regras e leis da nação. Já a cúpula convexa (virada para cima) onde está localizado o plenário da Câmara dos Deputados, é maior e mais aberta; seu vértice vasto está aberto a todas as ideias e ideologias, tendências, anseios e opiniões que compõem o povo brasileiro, representados no interior do edifício pelos deputados.
- Oscar Niemeyer disse sobre o Palácio do Congresso Nacional: "Dos prédios em Brasília, prefiro o do Congresso, porque do meu ponto de vista, é perfeito como arquitetura: é simples, apesar de complexo. A minha ideia era a de que a pessoa que se aproximasse do prédio visse, além dele, entre as cúpulas, a Praça dos Três Poderes, da qual ele faz parte."
- Em 15/12/2007 o Palácio do Congresso Nacional foi Tombado pelo IPHAN, ano do centenário de Oscar Niemeyer.
Atrativo:
- Visita guiada ao Palácio do Congresso Nacional, passando pelos diversos Salões da Câmara (Branco, Verde, Negro) e do Senado (Azul), além dos Salões Nobres e pelos imponentes Plenários de cada uma das Casas (registro que em dias de sessões não é permitido fotografar). Visitas também às alas onde se encontram os gabinetes dos Senadores, passando pela Ala das Bandeiras e pela exposição Do Império à República. Curiosidade: interessante o nome dos salões, simples e originais, basta olhar para o piso e você saberá o nome do salão.
- Enquanto aguarda o início da visita guiada, aproveite para conhecer o Museu Histórico Senador Itamar Franco (nome dado em 2002), no Salão Nobre do SF - inaugurado em 1991. Móveis e objetos do antigo Palácio Monroe, onde funcionava o Senado no Rio de Janeiro, retratam a história dessa Casa Legislativa. Acreditem, o Palácio foi demolido em 1976, restando apenas as obras de arte. Vou deixar os leitores curiosos para pesquisarem "por que?" o Palácio Monroe foi derrubado.
- Assista também ao vídeo institucional no Salão Nobre da Câmara.
- Além da visita guiada, minha sugestão é se perder um pouco nos corredores das Casas e dar uma chegada no Anexo IV da Câmara (estando no Salão Verde, continue à direita por uma estreita passagem até o largo corredor de acesso ao Anexo II, desça uma pequena rampa, passe pelas esteiras rolantes e, chegando ao Anexo IV, pegue o elevador para o 10º andar). Deste andar, você terá uma das vistas mais bonitas da Praça dos Três Poderes e seus monumentos, além do Palácio da Justiça, da Esplanada dos Ministérios e do Lago Paranoá. Você pode ainda apreciar obras de arte em uma pequena galeria ali e também tomar um café ou almoçar em um dos dois restaurantes-escola do Senac (abertos somente durante a semana - infelizmente). Um dos restaurantes é mais frequentado por deputados, mas você pode usar também. Neste andar ainda tem um bonito jardim e uma Capela Ecumênica - projeto sabem de quem?
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Comentário:
Site Oficial do Congresso Nacional
Site oficial da Câmara dos Deputados
Site oficial do Senado Federal
- Talvez a palavra que mais uso no blog é imperdível e não posso deixar de usar neste caso, pois é o que melhor expressa meu sentimento sobre este magnífico local.
- A visita é gratuita.
- O Programa Visite o Congresso recebeu dois importantes prêmios em 2015 - o Certificado de Excelência do TripAdvisor (um dos maiores sites de viagens do mundo) e três estrelas no Guia Michelin, maior classificação na categoria "Atrações Turísticas - lugares para ver e o que fazer".
- O Congresso Nacional é aberto a todos para visita guiada ou simplesmente para acompanhar as atividades dos parlamentares.
- A visita é uma verdadeira aula de história, além de poder apreciar a arquitetura e as obras de arte.
- O acesso à visitação, nos dias de semana, tem sido feito pela Chapelaria - área no subsolo do edifício Principal destinada apenas para embarque e desembarque. Depois de entrar, dirija-se ao Salão Negro (tem placas indicativas). Nos finais de semana, o acesso é pela rampa principal do Congresso, entrando diretamente no Salão Negro.
- No Salão Negro tem banheiros e bebedouro.
- O Programa Visite o Congresso faz parte do grupo Visitação Institucional Integrada em Brasília - Viibra, formado por órgãos públicos federais e do DF com o objetivo de fomentar o turismo cívico na Capital.
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- Faço aqui um comentário sobre o gigantesco mural de Athos Bulcão - uma enorme parede de azulejos no Salão Verde da Câmara do Deputados. Confesso que não gostei do motivo que originou a construção desta parede. Do Salão Verde era possível avistar a Praça dos Três Poderes. Porém, pela necessidade de se construir novos gabinetes, foram construídas salas paralelas ao edifício Principal já existente, perdendo-se assim, a vista para a Praça dos Três Poderes. Para esconder a parede desta parte do prédio, o talentoso Athos Bucão fez uma obra de arte com os azulejos, chamada Ventania. A obra é maravilhosa. Mas o novo projeto feriu o projeto inicial, tão valorizado por Niemeyer, embora a solução tenha sido encontrada por ele mesmo.
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