RUAS DE BRASÌLIA

Brasília foi projetada por Lúcio Costa e tem uma característica muito interessante, que a difere de todas as cidades. Costumamos dizer que a cidade não tem esquina e nem ruas, o que temos são Quadras (exemplos SQN 101, CLS 203 entre outras - são muitas CLN, CLS, SQN e SQS) e Vias (W3, L2, L4, W5 entre outras).

Essas quadras são representadas por siglas e números (SQN 207 - significa Superquadra Norte 207, CLS 109 - significa Comércio Local Sul 109)  e não por nomes, porém, nada impediu que algumas quadras comerciais recebessem apelidos, devido a grande concentração de comércio do mesmo tipo. Apelidos como a Rua das Torcidas, das Farmácias, da fome...


Imagem do site www.qualquadra.com.br
Na imagem abaixo é mais fácil explicar: entre cada quadrado ou retângulo da figura, há uma quadra comercial. Algumas, apelidamos de "Rua das...".


Plano Piloto - Imagem do site www.portalescolar.net

- Rua das Torcidas de Futebol 
  • Localizada na Asa Sul - CLS 308 e 309
  • A principal loja, na minha opinião, é a do meu time de coração: O Glorioso, A Estrela Solitária, Fogão ou simplesmente Botafogo.
Botafogo
  • Além da loja do Fogão, a "Rua" tem as lojas do Fluminense, Vasco, Corinthians, Palmeiras, Flamengo e uma loja das Grandes Torcidas. São 7 lojas no total.

 
Fluminense
 
Vasco
 
Corinthians
 
Palmeiras
 
Flamengo
 
Grandes Torcidas
  • Apesar desta "Rua" ser conhecida como "Rua das Torcidas" existe lá, também, uma predominância de óticas, são 7 no total.
Rua das Torcidas: lado esquerdo é a Quadra  307
e o direito é a Quadra 308


Rua das Elétricas 
  • Localizada na Asa Sul - CLS 109 e 110
  • Atualmente, dezembro de 2015, são 27 lojas no total. Há elétricas bem antigas e, de vez em quando, uma nova loja aparece.
  • Nessas lojas, você encontra desde material básico, como fios e lâmpadas, até projetos de iluminação.
  • No sábado, as lojas fecham mais cedo e o movimento é bem intenso.
  • Depois de fazer as compras, você ainda pode dar um pulo no Beirute para comer e beber alguma coisa. Aqui mesmo no blog tem postagem de lá. O Beirute é um solitário em uma rua cercada de elétricas.
À direita 110 e à esquerda 109


A medida que for visitando as demais "Ruas" vou publicando. As próximas serão estas:

- Informática - (CLN 207 e 208)
- Farmácias - (CLS 102 e 302)
- Móveis Planejados - (CLN 211 e 212)
- Ferragens - (W3 Sul - 512)
- Restaurantes -  (CLS 404 e 405)
- Bebês - (W3 Sul - 510)
- Noivas - (CLN 304/305)
- Tecidos - (CLN 306 e 307)

Nenhum comentário:

Postar um comentário