Distância: 8,9 km (Rodoviária como referência).
Horário: 24 horas.
Tempo Gasto: 1 hora
História:
Atrativo:
História:
- Foi inaugurada em 15 de dezembro de 2002.
- A ponte tem 1200 metros de extensão e 24 metros de largura, contando com 3 pistas de rolamento de cada lado, além de passarelas de 1,5 metros, para pedestres, dos dois lados.
- É uma ponte em arco do tipo estaiada.
- A iluminação da ponte conta com três tipos diferentes de luminárias. Na pista foram colocados 41 postes com luminárias de vapor de mercúrio de 400 watts. Para manter a segurança de pedestre e ciclistas, 162 postes com lâmpadas de 150 watts foram colocados na ponte e para realçar os arcos há 164 refletores em 400, 1.500 e 150 watts.
- Curiosidades da construção da ponte: a quantidade de aço aplicada na ponte é duas vezes maior que a utilizada na construção da Torre Eiffel; o volume de concreto submerso (debaixo d'água ) é suficiente para construir 2 mil apartamentos; as máquinas de perfuração são do mesmo tipo que as utilizadas na construção da Ponte Rio - Niterói (Rio de Janeiro); o local conta com 13 diferentes tipos de solo e rochas; estacas de 60 metros de comprimentos foram colocadas debaixo d'água com ajuda de 12 mergulhadores profissionais, que desceram 48 metros de profundidade.
- O projeto da ponte é do arquiteto Alexandre Chan, que recebeu alguns prêmios importantes pelo projeto.
- A ponte tem 3 arcos intercalados que representam o movimento de uma pedra quicando sobre a água.
Atrativo:
- O Lago Paranoá e e a própria ponte.
- Almoçar em um dos diversos restaurantes na proximidade.
- Para os mais dispostos é possível alugar um caiaque ou prancha de SUP e curtir o Lago Paranoá.
- Conhecer o Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, que se encontra nas proximidades.
- Conhecer o Clube de Golfe, localizado às margens do Lago - a entrada do clube é em frente a entrada do CCBB, além de poder almoçar em um dos dois restaurantes do clube - no blog tem uma postagem de um deles, o Oliver.
- A Ponte Juscelino Kubitschek é conhecida como Ponte JK ou simplesmente 3ª Ponte (na região do Lago Sul existem duas outras pontes mais antigas).
- Não é possível estacionar o carro nas cabeceiras da ponte. O melhor local para estacionar é na área próxima aos restaurantes - para acessar esta área, pegue a pista secundária e paralela à pista que vai da região central da cidade para o Lago Sul.
- Para curtir melhor o visual, recomendo atravessar de uma marquem à outra do Lago, a pé pela ponte, no sentido Centro/Lago Sul - não é aconselhável atravessar a pista para poder voltar pela calçada do outro lado, devido ao trânsito intenso.
- A ponte é um importante cartão postal de Brasília. Se tiver oportunidade, visite-a também à noite, vale a pena.
- É outro bonito local para ver o pôr-do-sol de Brasília.
- Nas fotos abaixo é possível observar a ponte de vários ângulos e de vários locais.
|
E UMA MERDA NAO LEIAMJ
ResponderExcluirKJU98Y
ResponderExcluir