Dia 31 de dezembro, nosso último dia e passagem de ano. Para variar, queríamos conhecer algumas outras tantas igrejas. Neste dia programamos para chegar em casa antes das 5 horas para podermos arrumar as malas, descansarmos um pouquinho e nos aprontarmos para a passagem do ano. A ceia neste dia seria na casa em que estávamos hospedados.
Clique na foto para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos. Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC. Roteiro:
Saímos dessa vez com convicção do caminho a seguir. Passamos pela Piazza Benedetto Cairoli (muito perto de onde estávamos), depois pelo Largo di Torre Argentina e Piazza Veneza.
Caminho para Piazza Venezia
Piazza di Torre Argentina
Piazza Venezia
Igrejas ao lado da Piazza Venezia
Ao lado da Praça Veneza, na Piazza D'ara Coeli, tinha uma pequena fonte congelada, realmente este dia foi o mais frio da viagem (a sensação térmica era de -2ºC). Viramos a rua da Piazza D'ara Coeli à direita avistando, novamente, as duas belas escadarias, da Igreja Santa Maria in Aracoeli e do Museu Capitolini.
Fonte Congelada
Fonte Congelada
Escadaria da Igreja Santa Maria in Aracoeli
Escadaria do Museu Capitolini
Até a Praça Veneza seguimos o caminho certo, o destino era visitar mais uma das 4 igrejas papais, Santa Maria Maggiore, porém, seguimos para o lado oposto, De certa forma foi bom, conhecemos mais uma igreja, San Nicola in Carcere - igreja dos mexicanos em Roma e o Teatro Marcello - que estava fechado.
Teatro di Marcello
Básilica San Nicola in Carcere
Continuamos pelo caminho errado, seguindo pela Via Luigi Petroselli e caímos na Praça onde está o monumento La Boca della Veritá, na Igreja de Santa Maria in Cosmedin, onde já tínhamos ido. Aproveitamos e tiramos mais algumas fotos da Praça e da Igreja.
Igreja de Santa Maria in Cosmedin
Praça em frente à Igreja
Praça em frente à Igreja
Praça em frente à Igreja
Praça em frente à Igreja
Depois de andarmos muito pelo caminho errado, resolvemos pegar um táxi e ir direto para a magnífica Basílica Santa Maria Maggiore.
Descemos a escada da praça, ao lado do palácio presidencial, passamos novamente pela Fontana de Trevi - que estava em reforma, fizemos uma pequena comprinha na Benetton e passamos por uma linda loja com artesanatos de madeira -muitos deles da história do Pinóquio.
Fontana de Trevi em reforma
Fontana de Trevi em reforma
Fontana de Trevi em reforma
Benetton em frente a Fontana de Trevi
Loja de Artesanato
Loja de Artesanato
Loja de Artesanato
Loja de Artesanato
Para fechar a manhã com chave de ouro, passamos mais uma vez pela feira da Praça Campo de Fiori e tomamos um magnífico suco de romã. Há uma simpatia que deve ser feita no ano novo (e era justo 31 de dezembro) que é guardar sete sementes de romã na carteira para atrair dinheiro, não lembrei disto, não guardei as sementes, não tenho dinheiro, mas tomei um copo de suco de pura romã.
Romãs
Preparando o suco de romã
Um pouco de tudo
Belas flores
Botões de rosa
Louças
Estátua do Filósofo Giordano Bruno - Campo de Fiori
Antes de dar preguiça, saímos a pé para o Rione (divisão administrativa de Roma) Trastevere. Atravessamos a ponte do Rio Tevere (Tibre) - havíamos atravessado o rio apenas para ir ao Vaticano e ao Castelo de Santo Ângelo.
Rio Tevere
Em Trastevere fomos conhecer a Basílica de Santa Maria in Trastevere ("além do Tibre") - é a mais antiga das igrejas dedicadas a Nossa Senhora em Roma. Nesta igreja assistimos uma pequena apresentação de um coral - muito bonito. Apesar deste passeio ter sido à tarde, o frio ainda mantinha a fonte da praça congelada.
Basílica de Santa Maria in Trastevere
Santa Maria in Trastevere
Coral
Capela Altemps
Interior da Igreja
Altar-mor
Fonte da praça congelada
Vídeo do Coral
Pegamos um táxi e fomos conhecer a última das 4 Basílicas Papais, a Basílica de São Paulo Extramuros, (Basílica di San Paolo fuori le mura) ou Basílica de São Paulo Fora do Muro. Em dimensões, é a segunda maior basílica católica de Roma, só superada pela Basílica de São Pedro. Fica longe da Roma antiga.
Basílica de São Paulo
Fachada da Basílica
Basílica de São Paulo
Vista lateral
Basílica de São Paulo
Fachada da Basílica
São Paulo
Interior da Basílica
Vista do interior
Cibório
Correntes que prendiam São Paulo
Interior da Basílica
Retornamos de táxi, passando pela Porta de São Paulo, para arrumar as malas, descansar e nos prepararmos para a ceia.
A ceia parecia uma Torre de Babel com a presença de nossa anfitriã e seus amigos brasileiros, chilenos, franceses e italianos. Estava tudo uma delícia, mas era preciso descansar um pouquinho, pois sairíamos para o aeroporto às 3h30 da matina, de taxi.
Pegamos nosso voo para Lisboa (conexão) e chegamos a Brasília no final do dia 1º de janeiro de 2016 com quase 30ºC. Que calor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário