11º DIA - FLORENÇA

Levantamos bem cedo e fomos para estação de trem em Roma chamada Termini, com destino a Florença. Por segurança fizemos um agendamento de táxi no dia anterior, pois era dia 25 - Natal.
Em todas as pesquisas que fiz na internet sobre trens de alta velocidade na Itália, sempre encontrava a empresa Trenitalia, mas uma amiga que mora em Roma, onde ficamos hospedados, comprou a nossa passagem na Italo. O preço era bem inferior e o trem excelente, inclusive com Wi-Fi durante a viagem.
Escolhemos Florença como base e fizemos um bate e volta a Siena (de ônibus, no dia 28) e outro a Pisa e Lucca (de trem, no dia 26). Exploramos Florença no dia da chegada (25) e no penúltimo dia (27).
O hotel escolhido foi o Porta Faenza. Achei muito boa a nossa escolha, pois o hotel é muito bem localizado, ficando a 5 minutos das estações de trem e ônibus e basicamente à mesma distância da região histórica. O hotel é confortável, com bom café da manhã; as diárias, porém, são mais altas que em Portugal, mas comparadas com o Brasil ainda são consideradas boas, em torno de 85 € o casal. A única ressalva que faço do hotel é sobre o box do banheiro, que é muito pequeno - para nós não chegou a atrapalhar, pois temos estatura mediana, mas seria um transtorno para quem é grande para o alto e para os lados.

Clique na foto para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos.

Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC.

Roteiro:

• Chegamos a Florença de trem, por volta das 9 horas da manhã do dia 25 de dezembro, na Estação Santa Maria Novella. Antes de sair da estação compramos a passagem para o dia seguinte para Pisa e em seguida fomos direto para o hotel. Deixamos nossas malas guardadas lá e tomamos um café no Mc Café, que é bem próximo do hotel.

Trem da empresa Italo

Café da manhã no McDonald's

Basílica di Santa Maria Novella

• Em seguida, passamos pela famosa Ponte Vecchio, sobre o Rio Arno, onde tiramos belas fotos.

Ponte Vecchio

• Atravessamos a ponte e fomos em direção ao Palácio Pitti. Passamos pela movimentada Via dei Guicciardini, vimos esculturas na rua e entramos na Igreja Santa Felicita. Ao lado do Palácio fica a entrada do Jardim Boboli, que estava fechado.

Estátuas

Igreja Santa Felicita

Interior da Igreja Santa Felicita

Palácio Pitti

• Continuamos andando pela Via Romana até a Praça Porta Romana. Lá pegamos um táxi até a Praça Michelangelo.

Porta Romana

Mapa do percurso até a Praça Michelangelo
  • O caminho até a praça é muito bonito, por “fora” da cidade, e a vista de lá é linda. Acho interessante fazer este passeio logo no primeiro dia, pois é possível ter uma ideia melhor dos lugares que visitará.

Vista da cidade da Praça Michelangelo

• Descemos a pé de volta para a cidade, o caminho é bem bonito, passamos pelo prédio da Biblioteca e pela Praça da Basílica de Santa Croce.

Praça Michelangelo

Descida da Praça para o centro da cidade

Biblioteca

Igreja de Santa Croce
  • Paramos para almoçar em um simpático restaurante próximo ao prédio do Tribunal, na Piazza San Firenze. Depois seguimos para Praça della Signoria, do Palácio Vecchio. Nesta praça tem várias esculturas e a famosa galeria Ufizzi.

Palácio do Tribunal na Piazza San Firenze

Praça della Signoria

Praça della Signoria - Palácio Vecchio

Via de Calzaiuoli

Entre a Catedral e o Batistério

Duomo

• Estávamos bem cansados e voltamos para o hotel para descansar e nos prepararmos para o dia seguinte, Pisa e Lucca.
Mapa do percurso da parte da tarde