14º DIA - SIENA E FLORENÇA

Este dia ficou reservado para conhecer Siena e a Praça da República em Florença.

Clique na foto para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos.

Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC.

Roteiro:

• Não levantamos tão cedo neste dia. Fizemos o check out no hotel e deixamos as malas lá.
  • Compramos o bilhete de ônibus para Siena (ida e volta - sem horário e sem lugar marcado), na estação que fica próxima à estação de trem, por 8 € cada. A estação fica um pouco escondida, mas a referência é a seguinte: estando de frente para a estação de trem a estação de ônibus fica à esquerda.Optamos pelo ônibus por ele chegar a Siena muito próximo da área de interesse. Já a estação de trem fica longe, é preciso fazer conexão e, por fim, o tempo de viagem é praticamente o mesmo.Nas pesquisas que eu havia feito pela internet, descobri que existem dois tipos de ônibus para Siena: um rápido e outro que faz duas paradas. Optamos por comprar o Rápido que leva 1h20 até Siena. Um pouco antes da partida aguardávamos o ônibus e perguntamos onde ele iria parar. Informaram-nos que seria ao lado do outro ônibus, que já estava estacionado, mas não era o Rápido. Todos que iam chegando entravam neste ônibus, exceto nós e mais 3 jovens. Já ia dar o horário da partida e o outro ônibus não chegava, até que decidimos perguntar ao motorista e ele informou que domingo não tinha o Rápido e era para entrarmos naquele, porém ele ia verificar se ainda tinha lugar. Felizmente embarcamos, mas serve de lição: quando alguma coisa parecer estar errada, certifique-se, pois provavelmente está mesmo errada.Tirando o estresse de quase perdermos o ônibus por terem nos passado informação errada, chegamos a Siena às 11h30, sem maiores problemas.
  • O ponto final do ônibus, em Siena, é na Piazza Antonio Gramsci, onde está a Estação Rodoviária, próxima ao centro histórico.
Piazza Antonio Gramsci
  • Com pouco tempo de caminhada, passando por simpáticas ruas estreitas, com lojas, cafés, o  Palazzo Salimbeni com a Praça de mesmo nome e a Chiesa San Cristoforo, nós chegamos a uma arcada, em estilo renascentista, ornada com estátuas de santos e outros detalhes em sua fachada: é a Loggia della Mercanzia, de 1417, que era o ponto de encontro de mercadores e negociantes.

Piazza Salimbeni e Palácio

Chiesa San Cristoforo

Loggia della Mercanzia
  • Ao lado da arcada há uma escadaria. Descendo por ela, chega-se num dos principais pontos da cidade: a Piazza del Campo, em forma de leque, é uma das mais bonitas e originais de um país onde não faltam praças incríveis. Os destaques desta praça são a Fontana Gaia e o Palazzo Comunale - prefeitura da cidade, entre outros. Há ainda uma torre de 102 metros de altura, considerada uma das maiores em estilo medieval da Europa: a Torre del Mangia. O Palácio pode ser visitado, mas não visitamos.

Piazza del Campo

Praça - Palazzo Comunale - Torre del Mangia

Fontana Gaia
  • Saímos da praça por uma rampa lateral, à direita de onde entramos (descendo as escadas) e fomos em direção à Duomo. Compramos um bilhete (combo) para visitar o Museu, o Batistério, a Duomo e a Cripta - Site Oficial do Complexo.
  • Começamos pelo Museo dell'Opera del Duomo. O museu é diferente dos que visitamos em Florença e em Roma, não é grande, mas interessante. Com acesso pelo próprio museu chegamos a um apertado mirante, com uma bela vista. A ventania e o frio nos impediu de ficar lá por muito tempo.
Mirante do Museu

Esculturas do Museu

Madonna dagli acchi grassi - Maestro  di Tressa
Duomo de Siena - foto Wikipedia

• Em seguida fomos ao Batistério e à Cripta.

Batistério

Basílica

Interior da Basílica

Vista da Basílica
  • Voltamos ao local onde chegamos de ônibus para pegar o transporte de volta.
Mapa do percurso em Siena.
  • Chegamos na Estação Rodoviária de Florença e já estava escuro.
  • Observação: tanto na ida quanto na volta, é importante validar o bilhete  nas máquinas antes de entrar no ônibus.

Autostazione - Rodoviária

Ônibus para Siena

Máquina para validar passagem
  • Da rodoviária de Florença, fomos conhecer a Piazza della Repubblica - Praça da República, que estava faltando. Uma praça bem movimentada com grandes bares, restaurantes e lojas de grife. Fotos da Praça do Wikipedia.

• Fizemos um lanche, pegamos nossas coisas no hotel e, em seguida, o nosso trem de volta a Roma. Por volta das 22 horas estávamos em casa.
Mapa do percurso em Florença.