menu

GROUSE MONTAIN - CLEVELAND DAM - CANADIAN SUPER STORE

Nosso quarto dia em Vancouver começou um pouco diferente, o dia amanheceu fechado com uma leve garoa. Neste dia estávamos de carro e seguimos direto para a Grouse Montain.

Havíamos combinado com novos amigos brasileiros, que moram no Canadá, de nos encontrarmos lá.

Além da montanha, fomos à represa Cleveland que fica logo abaixo da Grouse - é possível avistá-la quando está descendo a montanha. Passamos também no gigante supermercado Super Store. No mapa tem o trajeto do dia.

Gouse Montain:

  • Endereço da Grouse Mountain: 6400 Nancy Greene Way.
  • Como disse anteriormente, nós fomos de carro, mas é possível ir de transporte público ou no Shuttle da Grouse. Na estação Waterfront, em Downtown, pegue o SeaBus, barco que faz a travessia entre Downtown e North Vancouver. Logo na saída do SeaBus há uma estação de ônibus. Pegue o ônibus número 236 (Grouse Mountain), cujo ponto final é a entrada do parque ou use o serviço de transporte gratuito que sai do centro de Vancouver, no Canada Place. 
  • Chegando na Grouse (300 metros antes da entrada) há um estacionamento à direita que custa C$ 4 para o dia todo, mas se quiser, pode usar o outro estacionamento em frente à bilheteria, que custa C$ 8 para o dia todo.
  • A montanha tem 1.231 metros de altura.
  • No inverno é uma estação de ski com muitas pistas - minha filha, que estava em Vancouver desde janeiro, achou maravilhoso esquiar lá.
  • No verão os atrativos são outros, como subir a montanha por uma trilha de quase 3.000 degraus, mais ou menos 2 horas de caminhada morro acima (somente pra quem está bem fisicamente).
  • Dividimos o grupo, minha esposa, meu filho e alguns amigos fizeram a trilha, e eu minha filha e outros amigos subimos de gôndola (para nós bondinho ou teleférico - são 6 minutos de subida). No verão, quem quiser poupar muitos dólares do ingresso da subida no bondinho, pode fazer esta trilha a pé. A Grouse Grind é uma trilha super movimentada e os que sobem a pé pagam somente C$10 para pegar o bonde na descida. Para subir, o ingresso custa C$43,95.
 
Início da Trilha Grouse Grind
ao lado do estacionamento
 
Final da rilha Grouse Grind
  • Algumas opções de diversão no alto da montanha: tirolesa (ingresso comprado separadamente), show dos lenhadores (lumberjacks), demonstrações de pássaros treinados, ver Grinder e Coola (os ursos cinzentos) em seu habitat natural e apreciar a vista. 
 
Show dos Lenhadores
 
Show dos Lenhadores
 
Show dos Lenhadores
 
Urso tirando um cochilo
 
Tirolesa
 
Passeando no alto da montanha
  • O visual é lindíssimo. Do topo da montanha pode-se ver toda a cidade. Uma pena que o tempo estava muito fechado, mas na descida pudemos avistar Vancouver, o oceano Pacífico, as ilhas ao redor e os picos nevados.
 
Vista do alto da montanha
 
Vista do alto da montanha
 
Vista da gôndola descendo a montanha
 
Vista da gôndola descendo a montanha
  • Na entrada da Grouse encontra-se a bilheteria, um Starbucks e a o local onde se pega as gôndolas.

Starbucks

 
Gôndola subindo
 
Gôndola

Gôndola

  • Em 1966 foi aberto o Skyride, que é a gôndola, que funciona todos os dias do ano e que a cada 15 minutos leva os visitantes para a primeira parada da montanha, Peak Chalet. Ali há restaurante, lojinha e o Theater in the Sky, um cinema com sala HD que passa filmes sobre a história, a fauna e a flora locais.
 
Peak Chalet
 
Interior do Peak Chalet
 
Em frente ao Peak Chalet
 
Em frente ao Peak Chalet
  • É possível, também, passear na área mais acima de Peak Chalet - até o alto da montanha são mais 15 minutos em outro teleférico, desta vez aberto. Já no alto, as opções de passatempo são muitas, como andar de helicóptero, fazer trilhas mais intensas, voar de paraglide ou subir em uma turbina eólica de 65 metros de altura que funciona também como observatório, intitulada Eye of the Wind - não fizemos estes passeios. 




  •  Há diferentes tipos de ingressos para a Grouse Mountain: ida e volta no Skyride (Alpine Experience), com acesso às atividades gratuitas no platô,  a ida e volta de teleférico aberto (Peak Experience) e a Ultimate Experience que inclui, além dos demais pacotes, uma visita ao Eye of the Wind. Fazer o circuito das tirolesas tem um custo à parte. O passeio não é barato, principalmente para quem sobe de gôndola e quer aproveitar as demais atrações. Mas repito: tem que ir.
  • Dentre os restaurantes e cafés que o visitante encontrará por lá, estão o Lupins, um agradável café que serve refeições rápidas localizado no Peak Chalet (o chalé principal da montanha), o Starbucks (localizado na base da montanha), o Grouse Grind Coffee Bar, ideal para tomar um café rápido ou saborear um lanche saudável antes e depois das atividades; o Rusty Rail BBQ, para os amantes de churrasco ao ar livre com vista para as montanhas, o Grizzly Lookout Cafe e, finalmente, o Beaver Tails, que serve tortas típicas canadenses.
 
Beaver Tails
 
Rusty Rail BBQ
 
Rusty Rail BBQ
 
Rusty Rail BBQ
  • Comer um hambúrguer ou uma pizza na lanchonete lá de cima é uma boa opção e foi o que fizemos.
  • Recomendo visitar a Grouse em um dia de céu azul.



Cleveland Dam:


Clevelandd Dam - barragem na ponta esquerda do lago vista da gôndola da Grouse Montain
  • Saímos da Grouse Moutain e passamos rapidamente nesta represa, que está no Capilano River Regional Park, mas é possível gastar um tempinho a mais e fazer um piquenique ou uma trilha a pé.
  • É uma barragem no Capilano Lake, um lugar não muito conhecido, mas que tem uma vista deslumbrante, aos pés da Grouse Mountain.
  • Apesar de ser uma represa feita pelo homem, a natureza predomina.
  • Bonita vista perto da barragem.
 
Saindo do etacionamento e entrando no parque
 
Capilano River Regional Park
 
Gramado verde nesta época do ano
 
 
Vista da Gouse Mountain
 
Um convite a caminhada
 
Vertedouro da Represa
 
Vertedouro da Represa
 
Área de piquenique
 
Área de piquenique
 

 
Uma das trilhas
  • Estacionamento gratuito.
  • Construída em 1954.
  • O lago foi feito para fornecer água para Vancouver.
  • O Salmon Hatchery Capilano é outra atração gratuita em North Vancouver. É uma curta caminhada do Cleveland Dam para o incubatório - não fizemos esta visita. Mapa.


Canadian Super Store
  • Na volta para casa resolvemos passar neste supermercado, o que foi muito interessante, além da necessidade de comprarmos uma série de coisas que estávamos precisando, foi interessante conhecer o mercado, que tem bons preços e tudo o que puder imaginar à venda.











Nenhum comentário:

Postar um comentário