TRANSPORTE EM VANCOUVER E VICTORIA

Tipos de transportes:

Ônibus: os ônibus têm o horário certo para passar nos pontos e em alguns pontos têm o horário afixado. Evidente que pode variar uns dois ou três minutos para mais ou para menos, mas, em geral, são pontuais. Na biblioteca que fica na Robson St x Richards St  tem o mapa impresso com os horários dos ônibus -TIMETABLE (gratuito). Você pode acompanhar também pelo Google Maps ou pelo site da empresa Translink.

SkyTrain (metrô de superfície): inaugurado em 1986 – tem 3 linhas (Expo Line, Millennium Line e Canada Line) – quase 70 km – 49 estações - Mapa.

SeaBus: é uma balsa rápida e moderna que faz o transporte público de Downtown (Centro) para North Vancouver. A travessia dura cerca de 15 minutos. Para pegar o SeaBus, em Downtown, dirija-se até a estação Waterfront, próxima ao Canada Place.


Seabus
Como funcionam as passagens:

Em 4 de abril de 2016, a maneira de se locomover usando os transporte públicos mudou em Vancouver. Desde então, ao invés de comprar as passagens, o usuário tem que comprar o chamado Compass Card. Para ônibus, mas somente ônibus, é possível comprar tickects separados nas máquinas que ficam dentro do transporte e que não devolvem troco. Já para Skytrain (metrô) e Seabus (barco), a única maneira é a compra do Compass Card. Esse cartão pode ser comprado e carregado nas máquinas localizadas nas estações de Skytrain e Seabus. O cartão custa C$ 6, que podem ser ressarcidos quando você devolver o cartão ao final da sua viagem. Todas as viagens devem ser registradas no início e no final (exceto ônibus, que é somente no início), em local indicado "Tap the Card".

O cartão pode ser recarregado mensalmente com um valor fixo conforme a zona (1, 2 e 3) para usar durante todo o mês, independente do número de vezes que utilizar os transportes: 

Monthly PassAdult PriceCommute
Savings*

1-Zone$91$19
2-Zone$124$36
3-Zone$170$50
Pode ser recarregado com valores menores que o valor mensal, quando for usá-lo por menos de 30 dias, e ainda terá desconto na tarifa. Neste caso, os créditos vão sendo debitados à medida que forem usados durante o dia:
ZoneAdult Cash FareStored Value% Discount
1 Zone$2.75$2.1024%
2 Zone$4$3.1521%
3 Zone$5.50$4.2024%
Pode, também, ser recarregado diariamente (não vale a pena). 

Entendendo as Zonas:
  • Zona 1: somente Vancouver;  
  • Zona 2: North Vancouver e Burnaby (mais utilizados);
  • Zona 3: Surrey (menos usado, pois é um bairro mais afastado e sem atrativo turístico).
  • Os cartões mensais funcionam do dia 1º ao dia 30º/31º de cada mês. Para se locomover entre as Zonas 1 e 2, por exemplo, custa C$124, somente Zona 1, C$91.
  • Quando o transporte é utilizado por menos de 30 dias, é melhor fazer as contas, pois colocar créditos no Compass (C$20, 30 ou mais), provavelmente, sairá mais barato. Vantagem: esta modalidade tem desconto também em cada viagem. Por exemplo, a tarifa da Zona 1 custa C$2,75, mas sairá por 2,10; a Zona 2 custa C$4 e sairá por C$3,15. 
  • Além disso, depois que você faz o primeiro acesso a qualquer meio de transporte (Seabus, Skytrain ou ônibus - lembre-se sempre de registrar a entrada e a saída de qualquer meio de transporte), terá o período de 1h30 para entrar em qualquer outro transporte sem pagar uma nova passagem, passando o cartão no equipamento dentro do ônibus ou nas catracas na entrada do metrô apenas para registrar a viagem. Ao final de 1h30, será feito o débito correspondente.
  • As passagens fora do horário de pico, ou seja, após às 18h30, e nos finais de semana e feriados custam o valor da Zona 1, independente da Zona em que esteja viajando.
  • Existe ainda um Compass especial para estudantes secundaristas, crianças e idosos, cujo valor mensal é de C$ 52,00 e dá direito a todos os transportes, em todas as Zonas, do dia primeiro ao último dia de cada mês.

O sistema de transporte de Vancouver está totalmente integrado com o Google Maps. Você anota de onde e para onde quer ir, clicando em “transporte público” e o site traz todas as coordenadas, quais ônibus, horários e onde pegar, onde descer, tempo de percurso, etc.

Os motoristas de ônibus são treinados para ajudar as pessoas que estiverem perdidas ou com dúvidas e são muito educados e atenciosos.

Transporte do aeroporto:
Táxi e Metrô (a estação fica dentro do aeroporto e a passagem  custa C$ 9).

Outras informações:
  • Em Downtown (centro da cidade), existem duas ruas principais: Robson Street e a Georgia Street. Os acessos para Norte e Oeste de Vancouver, são feitos pela Georgia Street e a maioria dos ônibus passa por lá.
  • Para Norte de Vancouver, os Ônibus 240, 241, 246, 247 atendem e, caso precise de conexão em outro ponto, pode fazer na Marine Drive com a Capilano;
  • Em Downtown existem duas estações de Skytrain e de acessos fáceis. Uma fica na Burrard Street, que cruza a Robson Street e a Georgia Street, e outro na Granville Street. A diferença entre elas é de 3 quarteirões, dá pra andar tranquilamente.
  • É possível ir até a estação do Seabus direto de Skytrain (Waterfront).
  • No site da Translink (empresa que opera o transporte público em Vancouver), tem todas as informações.

Como ir de Vancouver à Victoria

  • Tomar o Skytrain de qualquer ponto de Vancouver, que tenha metrô, para a estacão Bridgport (consulte o mapa do metrô). Dessa estação sai um único ônibus que vai até a porta do Ferry. O nome dessa estação de Ferry é Tsawwassen.
  • Tomar o ônibus 620 (o ponto fica logo na saída, após descer as escada). Atenção: o intervalo de tempo de partida dessa linha é muito longa, pode demorar até 45 min.
  • O embarcadouro do Ferry Tsawwassen é o ultimo ponto. Daí é só seguir o fluxo, comprar a passagem (C$ 16 sem o imposto) e embarcar no ferry. O desembarque é em  Swartz Bay, já na ilha de Victoria.
  • Para ir até a cidade de Victoria, pegue o ônibus 70 ou 72. Tome o que chegar primeiro, mas o 70 costuma ser mais rápido. Leve dinheiro para pagar o ônibus, preferencialmente moedas.
  • Para regressar, é só fazer o caminho inverso: tomar o ônibus 70 ou 72 (na parada final) até Swartz Bay, pegar o Ferry até Tsawwasswn e novamente o ônibus 620 até Bridgeport Station e daí tomar o Skytrain para seu destino final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário