TORRE DE TV DIGITAL

Apelidada de "Flor do Cerrado", a Torre de TV Digital foi o último projeto de Oscar Niemeyer edificado em Brasília, inaugurada em 21 de abril de 2012, quando a cidade comemorou 52 anos.

Clique na foto (apenas um clique) para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos. Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC. 








Ela tem 180 m de altura (120 de concreto) e o restante em estrutura metálica onde são fixadas as antenas. Possui, também, duas cúpulas de vidro (uma de cada lado), uma a 60 m de altura e a outra a 80 m de altura. O espaço atualmente aberto à visitação é o mirante, a 110 metros de altura, possibilitando uma bela vista 360º do Planalto Central, destacando o Lago Paranoá, com a Ponte JK, os Lagos Sul e Norte, o Plano Piloto e várias outras regiões do DF.
 
Cúpulas e mirante da Torre Digital
 
Cúpula vista do Mirante
 
Vista do Mirante - Lago Norte
 
Vista do Mirante

A Torre de TV foi projetada para transmitir o sinal de TV Digital.

A visitação à Torre é gratuita e ocorre apenas nos finais de semana. Consulte o site da Secretaria de Turismo para verificar os horários. No início da rampa de acesso à torre é formada a fila para visitação, que sobe em grupo de 27  pessoas. Chegando no mirante, você tem 8 minutos para curtir o visual (pouco, mas suficiente).

O local está bem cuidado, gramados bonitos, amplo estacionamento, pista sinalizada, ambiente limpo e com funcionários atenciosos. No entanto, o local merece um pouco mais de atenção do Governo: as cúpulas estão fechadas para visitação, os banheiros estão interditados por motivos técnicos (utilizaram equipamentos não convencionais e, claro, deu defeito e agora há dificuldades para manutenção - para atender aos visitantes instalaram banheiros químicos). Ao pé da torre, podemos observar que era para ter um espelho d'água, que está vazio. Enfim, um grande espaço com pouca utilização, apenas atenciosas senhoras vendendo artesanato, licores, pães, biscoitos e geleias na única lojinha, que também é uma pequena lanchonete. Ao lado da lojinha (Emater) tem uma sala de atenção ao visitante, onde você pode pegar gratuitamente uma série de prospectos da cidade e região.
 
Espelho d'água (sem água) e rampa de acesso aos elevadores do mirante
 
Estacionamento visto do mirante
 
Sala com diversos prospectos da cidade e região
 
Lojinha de artesanatos e lanchonete

Apesar de alguns problemas, vale muito a pena visitar. Escolhi ir até lá no sábado pela manhã (cheguei por volta de 10 horas) e não peguei fila. Para chegar lá não é complicado, porém é necessário ter carro. 

Para aproveitar melhor o dia, minha dica é conciliar a visita com outros passeios: Ponte JK (belo cartão postal) e depois Parque Ecológico Dom Bosco, ambos já publicados no blog, e depois pela Barragem do Paranoá. Próximo à Torre ainda pode ser visitado o Santuário  Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt (também publicado no blog).  Compensa andar um pouco mais (da Rodoviária saindo pelo lado norte da cidade são 18 Km - mapa, ou seguindo a minha sugestão 40 Km - Mapa com as sugestões. Dependendo de onde você estiver, pode voltar pelo lado norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário