ROTEIRO 5 DE BIKE - LAGO SUL


DISTÂNCIATEMPO DE PEDAL
TEMPO GASTO
INÍCIO 
 52 KM
 3:30
4:30
BARRAGEM DO LAGO PARANOÁ

  • Distância da Rodoviária até a Barragem do Paranoá : 17 km

AVALIAÇÃO DO ROTEIRO:

PISTA
APOIO
SEGURANÇA
VISUAL
NOTA FINAL
9
10
8
9
    9

COMENTÁRIOS:
  • Pista: o ideal é fazer este percurso nos fins de semana e feriados, mas é possível fazer durante a semana também, basta redobrar a atenção. Todo o percurso é em ciclofaixa, bem sinalizada e com bom asfalto, exceto o trecho de menos de 1 km próximo à Barragem - que é em ciclovia. Contornar o Balão do Aeroporto não é viável durante a semana, pois não tem ciclofaixa e é muito movimentado, se não quiser contornar, basta retornar antes.
  • Ponto de apoio: durante todo o percurso, você pode contar com mais de uma dezena de lojas de conveniência nos postos de gasolina situados no canteiro central da via. Também pode contar com a Churrascaria da Barragem, logo na saída e chegada, e com os centros comerciais Gilberto Salomão e Deck Brasil – há banheiros nestes três locais. Uma referência para os ciclistas é o último posto de gasolina, próximo do Balão do Aeroporto, que tem água potável gratuita, local para descanso e a loja de conveniência. Diria que este roteiro é um dos melhores em termos de apoio.
  • Segurança: risco pequeno de assaltos; ter mais cuidado próximo à barragem, que é um pouco mais deserto – neste trecho tem a ciclovia que está entre a cerca e a mureta de concreto, ou seja, sem rota de fuga. O trecho entre a Ponte JK e o Balão do Aeroporto talvez seja mais seguro.  Pra mim, o risco é sempre maior porque ando sozinho; no Lago, a grande maioria dos ciclistas anda em grupo. Com relação a acidentes, o risco é um pouco maior do que em uma ciclovia, mas acredito que os motoristas estão mais conscientes em respeitar o ciclista. Muitos ciclistas, os que andam com bicicletas de velocidade e em grupo, invadem a pista de veículos, neste caso, o risco de acidente aumenta.
  • Visual: o visual é muito bonito, destaque para a Barragem, as dezenas de lanchas, a Ponte JK, as belas casas e seus jardins e as árvores do canteiro central.
  • Outros comentários:
Um ponto interessante neste roteiro são as várias opções de trajeto, podendo iniciar de qualquer local. Também é possível interligar com os roteiros que se iniciam na Ponte JK. Uma opção interessante é sair da Ponte JK até o Balão do Aeroporto.

Ao longo deste percurso há vários locais interessantes para passear, ou até mesmo serem pontos de partida/chegada: Ermida Dom Bosco, Parque Asa Delta, Península dos Ministros e Pontão do lago Sul. Veja no mapa estes pontos.

Alguns pontos do trajeto têm algumas subidas, destaco duas: logo depois da barragem,   no sentido Lago Sul tem a primeira - esta acaba sendo tranquila, pois é logo na saída e estamos descansados; e a segunda, é na volta, na subida da matinha - QI 27. Este trecho é bem cansativo. O restante é bem tranquilo.

Navegando na Web achei um blog – Pra quem Pedala, que tem várias informações interessantes e mostra este percurso com mais detalhes do que eu descrevo, me parece ser de algum ciclista profissional.

Recomendo este roteiro para quem faz atividade física – isto se for fazer o percurso completo. Para criança não recomendo.

O Lago Sul talvez seja um dos locais preferidos dos ciclistas devido as suas características de pista, de apoio e alternância de subidas e retas.

O Bairro do Lago Sul é um local privilegiado e com certeza é um dos bairros mais belos do Brasil. Muito verde, muitas casas bonitas, dezenas de embaixadas, comércios planejados, bonitos e limpos.

Eu deixei meu carro estacionado próximo à Barragem do Paranoá, na pequena e simples Churrascaria Paranoá – a primeira de Brasília. Costumava almoçar lá há mais de 30 anos, quando cheguei a Brasília, nunca mais voltei, portanto, não sei se a comida ainda é como era antigamente.

DETALHES DO ROTEIRO:
  KM
 COMENTÁRIO
 0
Início do Roteiro na Barragem do Paranoá.
 2,5
Acesso ao Parque Ecológico da Ermida Dom Bosco.
 7
Acesso a Ponte JK.
16,5
Acesso à Península dos Ministros.
 17,5
Acesso à segunda ponte  - Honestino Guimarães e ao Pontão do Lago Sul.
 21
Acesso à primeira ponte – Ponte das Garças.
 25,5
Balão do Aeroporto – retorno à Barragem do Paranoá.
26,5
 Descanso no Posto próximo ao Balão.
30,5
Centro Comercial Gilberto Salomão.
34,5
Deck Brasil.
45
Subida da Matinha.
51,6
Fim na Barragem do Paranoá.

Espero que tenham gostado deste roteiro. Talvez este seja o roteiro que mais faço, pelo menos parte dele. Qualquer dúvida ou sugestão e só escrever para o brasilianatrilha@gmail.com

Clique na foto (apenas um clique) para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos. 
Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC.
 
Ponto de partida - Churrascaria Paranoá
 
Lago Paranoá - próximo da Barragem
 
Lago Paranoá - próximo da Barragem

 
Barragem do Paranoá
 
Barragem do Paranoá
 
Lago Paranoá - próximo da Barragem
 
Subida da Barragem - ciclovia à direita
 
Descendo a matinha da QI 27
 
Acesso à Ponte JK
 
Ponte JK
 
Ponte JK
 
Ponte JK
 
Vista da cidade - próximo à Ponte JK

 
Próximo do acesso da Ponte JK
 
Próximo do acesso da Ponte JK
 
Ciclistas correndo muito
 
Ciclistas correndo muito - fora da ciclofaixa
 
Parque Asa Delta
 
Parque Asa Delta
 
Parque Asa Delta

Uma das milhares de árvores lindas

 
Acesso à Ponte Honestino Guimarães
 
Igreja Nossa Sra. do Perpétuo Socorro
 
Centro Comercial Gilberto Salomão

 
Acesso à Ponte das Garças
 
Arvores grandes no canteiro central - ciclofaixa à direita
 
Chegando ao famoso Balão do Aeroporto
 
Balão do Aeroporto

 
Balão do Aeroporto

 
Retornando - depois do balão
 
Posto próximo ao balão
 
Posto próximo ao balão
 
Loja de conveniência do posto
 
Flamboyant florida
 
Bougainville florida
 
Cruzamento do Centro Comercial Gilberto Salomão
 
Casa Thomas Jefferson
 
Algumas das dezenas de Embaixadas
 
Igreja Ortodoxa São Jorge
 
Setor de Clubes Sul - na margem oposta do Lago - acesso Ponte Honestino Guimarães
 
Shopping Deck Brasil
 
Administração do Lago Sul
 
Centro Comercial da QI 17
 
Área de preservação
 
Ponte JK - retornando para barragem





Nenhum comentário:

Postar um comentário