ROTEIRO 4 DE BIKE - MONUMENTOS

NOTA FINAL
    9,5

COMENTÁRIOS:
  • Pista: o ideal é fazer este percurso nos fins de semana e feriados, mas é possível fazer durante a semana também, basta redobrar a atenção nos cruzamentos da ciclovia com as pistas de veículos. Todo o percurso no Eixo Monumental é em ciclovia, além de 3 km na saída e chegada da Ponte JK – um total de quase 25 km. O restante, aproximadamente 12 km, é feito em pista com movimento não muito intenso. A ciclovia é de excelente qualidade e as vias são largas e retas.
  • Ponto de apoio: os pontos de apoio são espaçados, mas atendem. O primeiro é uma loja de conveniência no posto BR próximo da Vila Planalto – aproximadamente 11 km do início. Depois tem alguns ambulantes e banheiro na Praça dos Três Poderes e em seguida o mais completo, a Feira de Artesanato da Torre de TV – lá tem uma ótima praça de alimentação - com preço justo e banheiros - aproximadamente 16 km. Esta praça acaba sendo a melhor opção na volta também, pois até a Catedral Rainha da Paz é difícil encontrar alguma coisa, a não ser eventualmente um ambulante - aproximadamente 12 km esta parte (incluindo a ida e volta até a parte do QG do Exército). Apesar de poucos pontos de apoio, os que existem são suficientes. Procure manter a garrafinha de água abastecida.
  • Segurança: risco pequeno de assaltos e acidentes, principalmente nos fins de semana. Existe policiamento e o movimento é grande, principalmente no Eixo Monumental. O restante do percurso é um pouco deserto, mas já fiz várias vezes e nunca tive problemas. É necessário atenção ao atravessar as vias nos pontos de intersecção com a ciclovia, principalmente a Via L4 no retorno a Ponte JK - o local que a ciclovia corta a via é perigoso, sugiro andar um pouco mais a frente para atravessar e depois retornar à ciclovia.
  • Visual: o visual é realmente o ponto forte deste roteiro. Eu que moro em Brasília há 35 anos me surpreendi a cada click com a máquina fotográfica. Se tiver apenas um dia   para passear de bike, escolha este roteiro.
  • Outros comentários:
Um ponto interessante neste roteiro são as várias opções de trajeto, podendo aumentar ou diminuir o percurso.  Você pode iniciar de qualquer lugar ao longo do Eixo Monumental, onde está a maior parte das bicicletas do Bike Brasília (patrocinadas pelo Banco Itaú). Também é possível interligar com outros 3 roteiros, dos 10 que estou descrevendo: o Roteiro 1 – Ponte JK/UnB/Deck Norte; o Roteiro 2 – Parque da cidade ou o Roteiro 3 – Eixão.

Alguns pontos do trajeto têm pequenas subidas (ao lado do Congresso Nacional e entre a Rodoviária e o Memorial JK e na volta, saindo da Catedral Militar Rainha da Paz), mas não chegam a dificultar.

Recomendo este roteiro para quem faz pelo menos um pouco de atividade física – isto se for fazer o percurso completo. Para criança, recomento somente a parte entre a Rodoviária e a Congresso. Com cuidado dá para chegar até a Praça dos Três Poderes.

Achei este roteiro sensacional e enquanto pedalava refletia sobre a importância, para mim, de ter iniciado este projeto, Brasília é 10, que me fez observar a cidade com mais atenção, vendo cada detalhe e concluir o que era óbvio: a cidade é maravilhosa e isto me deu uma sensação muito boa, o que ajudou a superar o calor de 35ºC. Gastei um pouco mais de tempo neste roteiro, pois o objetivo era fazê-lo como se eu fosse um turista, então parei para lanchar na Feira de Artesanatos da Torre e tirei 350 fotos ao longo do percurso. O problema é que foi quase impossível selecionar as fotos para publicar, pois cada uma delas foi um momento especial no passeio.

Eu deixei meu carro estacionado próximo aos restaurantes da Ponte JK. Se for alugar bicicleta no Bike Brasília, só vai mudar o local de início.

DETALHES DO ROTEIRO:

KM
 COMENTÁRIO
Iniciar roteiro na Ponte JK – em frente aos restaurantes. A ciclovia começa passando sob a ponte e segue contornando o Clube de Golfe.
Ciclovia em frente ao CCBB.
Entrar e sair do CCBB - somente para conhecer o bonito prédio.
 4,1
 No final da grande reta sair da ciclovia - virar a direita no sentido Palácio da Alvorada - pista de veículos.
 7,1
Palácio da Alvorada. Continuar a esquerda do Palácio, passando pelo Setor de Hotéis - pista de veículos.
 Na pista dos hotéis, virar a esquerda na altura da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, logo depois do posto BR, e seguir a via principal da Vila Planalto. No balão virar a direita- poucos metro a frente tem um semáforo. No semáforo atravessar a primeira pista, o canteiro central e a pista do outro lado da Via L4 (Avenida das Nações). Pedalar poucos metros pela Via L4 e pegar um pequeno trecho de ciclovia, à direita - uns 300 metros de ciclovia.
 12,5
 Sair da ciclovia e pegar o Eixo Monumental à direita - seguir reto em direção a Torre de TV. Se quiser pegar a ciclovia atravesse a pista e pegue a ciclovia do outro lado da rua. Eu subi pela pista mesmo, passando em frente ao Palácio do Planalto e o Congresso. Depois do Congresso Nacional atravessei o Eixo e peguei a ciclovia.
Torre de TV. Continuar pela ciclovia do Eixo Monumental passando pelo Memorial JK até a altura da Igreja Militar Rainha da Paz.
20,5
Virar à direita no Eixo Monumental - próximo a igreja e seguir em direção ao QG do Exército - pista muito larga e com pouco movimento.
 QG do Exército. Contornar a Praça dos Cristais e retornar em direção a igreja.
23,5
Igreja Militar Rainha da Paz. Fim da primeira parte - iniciar o retorno sentido Ponte JK, pela ciclovia - esta ciclovia é do lado oposto a usada na ida.
Torre de TV. Seguir sentido Praça dos Três Poderes, pela ciclovia. Virar a esquerda na praça e logo depois que terminar a praça pegar a ciclovia à direita e   seguir em direção a Via L4.
Travessia da L4. Pegar a ciclovia do outro lado da pista sentido Ponte JK.
Final do roteiro na Ponte JK.

Espero que tenham gostado deste roteiro. Particularmente é o que mais gosto. Qualquer dúvida ou sugestão e só escrever para o brasilianatrilha@gmail.com

Clique na foto (apenas um clique) para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos.
Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC.

Ponte JK - Ponto de saída e chegada

Hotel Palace - Projeto de Oscar Niemeyer

Clube da Aeronáutica

Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia - Vila Planalto

Turistas subindo a Esplanada de bike