Localização: Setor de Mansões Dom Bosco - Subida da QI 23 do Lago Sul - próximo ao balão da ESAF (Escola Fazendária). Mapa.
Distância da Rodoviária: 18 km.
Tempo Gasto: no mínimo 2 horas.
Preço: grátis se entrar a pé até às 9 horas e R$ 5,00 por pessoa depois das 9 horas.
Preço: grátis se entrar a pé até às 9 horas e R$ 5,00 por pessoa depois das 9 horas.
Atrativo: pedalar (Roteiro 6 do Brasilia na Trilha) , caminhar, contemplar os jardins e orquidário, fazer um piquenique, tomar um café da manhã no Bistrô Jardim Bom Demais, admirar o cerrado pelo mirante do espaço Cerratenses, conhecer o Centro de Visitantes, e a Biblioteca da Natureza e muito mais.
História: O Jardim Botânico de Brasília - JBB foi inaugurado em 8 de março de 1985. Possui uma área de 418 hectares e é o terceiro maior do Brasil, sendo o mais representativo do Bioma Cerrado. Clique aqui e conheça mais da história do JBB.
História: O Jardim Botânico de Brasília - JBB foi inaugurado em 8 de março de 1985. Possui uma área de 418 hectares e é o terceiro maior do Brasil, sendo o mais representativo do Bioma Cerrado. Clique aqui e conheça mais da história do JBB.
Tenho comentado sempre que este projeto - Brasília é 10 tem me levado a observar melhor os pequenos detalhes de cada local, independente de estar indo pela primeira vez ou pela centésima vez. Frequento o Jardim Botânico - JB desde o início da década de 90 e me surpreendi com algumas coisas nessa vez. Uma delas foi observar e ler as diversas frases nas placas ao longo do JB, as quais faço questão de transcrever abaixo:
- "Nem tudo que é torto é errado. Veja as pernas do Garrincha e as árvores do cerrado." - Nicolas Berh
- "As árvores são nosso pulmão; os rios e as águas , nosso sangue; o ar, nossa respiração e a terra, nosso corpo." - Deepak Chopra.
- "O custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo." - Marina Silva.
- "Cada dia a natureza produz o suficiente para suprir nossas necessidades . Se cada um consumisse somente o que lhe fosse necessário, não haveria probreza no mundo e ninguém morreria de fome." - Mahatma Gandhi.
- "Nunca se pode aprender menos, só se pode aprender mais." - R. Buckminster Fuller.
- "A natureza não faz nada em vão." - Aristóteles.
- "É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve." - Victor Hugo.
- "Às vezes, lavando as mãos sujamos a consciência." (autoria desconhecida)
- "Serás parte da natureza. Obedecerás a natureza da qual fazes parte." - Eduardo Galeano.
- "Toda água tem memória sempre tentará voltar para o lugar de onde veio." - Toni Morrison.
- "A natureza nunca nos engana ; somos sempre nós que nos enganamos." - Jean Jacques Rousseau.
- "Se não buscarmos o impossível, acabamos em não realizarmos o possível." - Leonardo Boff.
- "Eu não estou tentando imitar a natureza estou tentando compreender os princípios que ela utiliza." - R. Buckminster Fuller.
- "Se cada um de nós varrêssemos a porta da nossa casa o mundo estaria limpo." (Sócrates)
O Orquidário Margaret Mee, ilustradora botânica inglesa que dedicou sua vida a retratar nossa flora, notadamente a da Amazônia, contribuindo para o conhecimento de sua diversidade. O orquidário recebeu o nome da ilustradora e abriga a coleção de orquídeas do JBB, composta por espécies nativas da flora brasileira e exóticas.
O Jardim Evolutivo foi concebido com base na proposta do botânico americano George Ledyard Stebbins, para apresentar a evolução das plantas. Com área aproximada de 3 hectares e construído em forma circular, permite ao visitante conhecer as plantas e o seu grau de parentesco além da organização da diversidade vegetal. As plantas estão organizadas em um gradiente de evolução, partindo das mais primitivas no centro e as mais evoluídas na periferia do círculo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário