ROTEIRO 7 DE BIKE - PONTES DO LAGO SUL


DISTÂNCIATEMPO DE PEDAL
TEMPO GASTO
INÍCIO 
 34 KM
 2:30
3:20
Pontão do lago Sul

  • Distância da Rodoviária até o Pontão do Lago Sul: 5,5 km

AVALIAÇÃO DO ROTEIRO:

PISTA
APOIO
SEGURANÇA
VISUAL
NOTA FINAL
8
10
7
10
    9

COMENTÁRIOS:
  • Pista: o ideal é fazer este percurso nos fins de semana e feriados. Durante a semana o movimento na Via L4 (Avenida das Nações) é grande e não tem ciclovia e nem ciclofaixa - lamentável, a ciclovia na Via L4 só existe na parte norte. A parte do percurso no Lago Sul é em ciclofaixa, bem sinalizada e com bom asfalto.
  • Ponto de apoio: durante todo o percurso você pode contar com várias lojas de conveniência nos postos de gasolina, situadas no canteiro central da via do Lago Sul. Também pode contar com os centros comerciais Gilberto Salomão e Deck Brasil – estes últimos 2 têm banheiros. No Pontão do Lago Sul, de onde saímos e chegamos, tem uma excelente infraestrutura. Nas Vias L4 e Setor de Clubes Sul tem o Shopping de Diversão Pier 21 e um posto de gasolina.
  • Segurança: risco pequeno de assaltos. Pra mim, o risco é sempre maior porque ando sozinho. No Lago,   a grande maioria dos ciclistas anda em grupos. Com relação a assalto a informação que passo é com base apenas em sentimento e em notícias que eventualmente vejo e não em uma consulta estatística na Polícia Civil. Com relação a acidentes, o risco é maior, principalmente no trecho da Via L4 e Setor de Clubes Sul, pela falta de ciclofaixa ou ciclovia, mas acredito que os motoristas estão mais conscientes em respeitar o ciclista. Na região do Lago Sul, muitos ciclistas, os que andam com bicicletas de velocidade e em grupo, invadem a pista de veículos, neste caso, os riscos de acidentes aumentam. Já na Via L4, os grupos maiores, que são menos comuns, podem ter a vantagem de ocupar uma faixa toda, obrigando os veículos a utilizarem as outras duas faixas. Com relação à travessia das três pontes, minha sugestão é a seguinte: atenção redobrada ao atravessar a Ponte Honestino Guimarães - a primeira ponte a ser atravessada, pois, pela pista não é aconselhável passar, e na calçada, o ideal é descer da bike e empurrar. A calçada é estreita e alta em relação à pista, com um guarda-corpo baixo, ou seja, qualquer descuido você cai na pista ou cai dentro do Lago. Na Ponte JK, minha sugestão é passar pela calçada, pedalando na bike devagar e, por fim, na Ponte das Garças, prefiro passar pela pista, que é duplicada.
    • Visual: o visual é muito bonito, destaque para as pontes JK e Honestino Guimarães, que são bonitas por si só e, somadas ao visual do Lago, tornam-se mais bonitas ainda. O Pontão do Lago Sul - onde iniciamos e terminamos o percurso, talvez seja um dos locais mais bonitos de Brasília. Dois pontos que merecem destaque também são os Parques Asa Delta, local simples, mas de uma beleza ímpar, e o Parque da Península, ao lado do Parque Asa Delta - infelizmente fechado para o público. No entanto, entrar na região da Península dos Ministros já vale à pena. Curtir a vegetação desta região já é um grande atrativo. Em termos de visual, este roteiro é o meu predileto.
    • Outros comentários:
    Um ponto interessante neste roteiro são as várias opções de trajeto, podendo iniciar de qualquer local. Também é possível interligar com os roteiros que se iniciam na Ponte JK.

    Neste ano de 2015 houve uma ação do Governo do Distrito Federal com o objetivo de desobstruir a orla do Lago Paranoá, ocupada irregularmente por moradores do Lago com quadras, piscinas, pier e cercas que impediam o acesso do cidadão à área pública. Apesar de ter sido uma determinação da justiça e não do governo a ideia é boa. Porém, nem tudo são flores, o governo iniciou o trabalho de desobstrução mas ainda não o concluiu. Pude constatar neste roteiro que o trabalho está parado e a entrada do Parque da Península, trancada. Seria muito interessante passar pela orla do Parque Asa Delta para o Parque da Península e sair próximo ao Pontão do Lago Sul, porém, algumas cercas foram mantidas. Em minha opinião, propositalmente, para que o cidadão não tivesse acesso ao Parque da Península, local onde residem muitos poderosos, entre eles os Presidentes da Câmara dos Deputados e o do Senado - não preciso dizer mais nada. O governo faz um trabalho, no popular, meia boca, desobstrui parcialmente, não apresenta um programa de revitalização e ocupação e continua atendendo aos poderosos. O povo, mais uma vez, enganado. Independente da desobstrução da orla, o Parque da Península já havia sido fechado, antes do início dos trabalhos na orla. Apesar de tudo, recomendo a visita e um passeio pela região, que é muito bonita.

    O percurso não é cansativo. Tem pequenos trechos de subida,  a maior parte é plana.

    Desaconselho totalmente este roteiro para crianças e para pessoas que não têm costume de andar em vias que não tem ciclofaixa ou ciclovias.

    O bairro do Lago Sul é um local privilegiado e com certeza é um dos bairros mais belos do Brasil. Tem muito verde, muitas casas bonitas, dezenas de embaixadas, comércios planejados, bonitos e limpos.

    No dia em que fiz este roteiro - 1º/11/2015, estava sendo realizado o Campeonato Brasileiro de Remo, no Lago Paranoá, e a saída era no Pontão, o que animou e coloriu muito o local.

    Eu deixei meu carro estacionado no Pontão do Lago Sul.


    DETALHES DO ROTEIRO:

      KM
     COMENTÁRIO
     0
    Início do roteiro no Pontão do Lago Sul - saindo do Pontão virar à direita para atravessar a Ponte Honestino Guimarães.
     1,3
    Após a travessia da ponte virar à direita e pegar a Via L4.
     2,5
    Após o Shopping de Diversão Pier 21 virar à direita - acesso ao Setor de Clubes Sul (Cota Mil, Clube do Exército, AABB, ASCADE, entre outros).
    5,2
     Ao final da reta do setor de clubes, contornar o balão e, alguns metros depois,   virar à direita e pegar a via secundária que dá acesso à Ponte JK - passando ao lado do CCBB.
     7
    Atravessar a terceira ponte (JK).
     8,6
     Pegar o acesso à direita pouco depois de atravessar a ponte, no sentido Lago Sul e seguir pela ciclofaixa.
     18,4
     Entrada no Parque Asa Delta.
    20,4
     Saída do Parque Asa Delta.
    20,8
     Entrada na Península dos Ministros.
    24,6
    Saída da Península dos Ministros.
    28,4
    Virar à direita próximo ao Centro Comercial Gilberto Salomão e Igreja Perpétuo Socorro para atravessar a Ponte das Garças.
    29,5
     Após a travessia da ponte, virar à direita e pegar a Via L4.
    32,5
     Sair da L4 à direita - acesso à Ponte Honestino Guimarães.
    34,3
    Após atravessar a ponte, o ponto de chegada está próximo - Pontão do Lago Sul, à esquerda. Fazer o retorno na pista e entrar no Pontão.

    Espero que tenham gostado deste roteiro. Qualquer dúvida ou sugestão e só escrever para o brasilianatrilha@gmail.com

    Enfim, o tempo chuvoso chegou e a temperatura durante o passeio caiu um pouco - estava em torno de 28º. O céu estava bem nublado, com isto as fotos não ficaram tão bonitas como eu gostaria.

    Clique na foto (apenas um clique) para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos. 
    Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC.

    Vista da Ponte Honestino Guimarães - Pontão do Lago Sul


    Campeonato Brasileiro de Remo - Pontão do Lago Sul


    Vista do Pontão a partir da Ponte Honestino


    Vista do Lago Paranoá - sobre a ponte


    Campeonato Brasileiro de Remo


    Vista da Ponte JK - a partir da Ponte Honestino Guimarães


    Vista do Pontão - sobre a ponte


    Barco da Marinha acompanhando o campeonato de remo


    Ponte Honestino Guimarães


    Prainha


    Shopping de Diversão Pier 21


    Via do Setor de Clubes


    CCBB


    Ponte JK


    Vista da Ponte Honestino Guimarães - a partir da Ponte JK


    Saindo da Via da Ponte JK em direção ao Lago Sul


    Vista da Ponte JK


    Posto Estação 23 - QI 23


    Uma das áreas de preservação ao longo da Via do Lago Sul


    QI 15


    Parque Asa Delta


    Parque Asa Delta


    Parque Asa Delta


    Parque Asa Delta


    Vista do Deck Brasil a partir do monte Parque Asa Delta


    Vista da Ponte JK a partir do monte do Parque Asa Delta


    Minha Bike - Vista do lago - monte do Parque Asa Delta


    Entrada da Península dos Ministros


    Península dos Ministros


    Península dos Ministros


    Sem comentários


    Vista da Ponte JK através das grades do Parque da Península


    Parque da Península fechado


    Vista da via de acesso ao Pontão


    Pit stop


    Via do Lago Sul


    Igreja Perpétuo Socorro


    Acesso à Ponte das Garças


    Aproximando da Ponte das Garças


    Ponte das Garças


    Ponte das Garças


    Acesso a Via L4


    Vista da Ponte das Garças - da Via L4


    Via L4


    Acesso à Ponte Honestino Guimarães


    Arcos da Ponte Honestino Guimarães - Projeto Oscar Niemeyer


    Vista do Clube Cota Mil e Ponte JK - sobre a Ponte Honestino Guimarães


    Minha Bike na ponte


    Saindo da Ponte


    Chegando ao Pontão


    Pontão do Lago Sul

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário