ARRAIAL DO CABO

Arraial do Cabo  é uma cidade pequena com aproximadamente 30.000 habitantes. Foi emancipada de Cabo Frio em 1985. Está bem próxima de Cabo Frio – menos de 20 km, em estrada asfaltada e em boas condições.

Clique na foto (apenas um clique) para ampliar e use a seta (no teclado) para passar as fotos. Para voltar a esta página clique no X ou na tecla ESC.
Foto aérea de Arraial do Cabo - foto do site da Pousada Gênesis
Da rodovia de Cabo Frio para Arraial do Cabo você segue paralelo ao mar, porém, sem avistá-lo bem. Mas é possível pegar qualquer rua transversal à rodovia e chegar até a praia. Assim, poderá chegar ao final da Praia das Dunas, à Praia do Foguete e à Praia do Pontal (depois do Pórtico de Arraial).

Estrada de Cabo Frio para Arraial do Cabo

Pórtico de Arraial do Cabo

Praia do Pontal

Arraial do Cabo tem muitos atrativos. Dessa vez, fomos a apenas três, pois não tínhamos muito tempo: Prainha, Praia Grande e Pontal do Atalaia.

Na sequência, o primeiro local visitado foi a Prainha. Depois de passar pelo pórtico da cidade, continuamos na rodovia. Logo depois de uma pequena subida e uma curva, já dá pra avistar a Prainha à esquerda. Para acessar a praia, pegamos o primeiro retorno e entramos no bairro à direita. Seguimos em direção ao mar e estacionamos o mais próximo da praia que conseguimos. Como o próprio nome diz, Prainha é uma pequena praia de águas calmas e cristalinas. Vale a pena conhecer, fazer uma caminhada e tirar fotos.

Prainha vista da Rodovia

Prainha

Cabo Frio visto da Prainha

Praia Grande - continuamos na mesma rodovia que estávamos antes de entrar para a Prainha. Logo à frente pegamos a primeira entrada à direita (Rua Rebeche), continuamos nesta rua até chegar na avenida da praia (Av. Dr. Hermes Barcelos). Estacionamos o carro (Zona Azul) e fomos curtir a praia. Margeando a avenida há prédios residenciais, ciclovia e grandes quiosques na calçada, com uma bela vista para o mar.

Até pouco tempo atrás, era uma praia deserta. São 40 km de extensão de areia fina e branca. Apenas nesse trecho da orla, cerca de 500 metros, tem gente tomando sol. O restante da praia é bem deserto (pelo menos até onde minha visão permite alcançar).

Não se espante com a temperatura da água, se você acha que as praias de Cabo Frio frias, aqui você vai entender o que é realmente água fria, gelada - chega a doer os ossos. É uma praia oceânica com boas ondas para a prática do surf. Uma corrente marítima vinda da Antártica é responsável pela baixa temperatura da água. Alguns pinguins se perdem de sua turma e vez ou outra aparecem por ali. Um dia quero caminhar por toda a praia e publicar aqui a aventura. Aguarde.

Avenida Dr. Hermes Barcelos - em frente à Praia Grande

Quiosques na calçada da Praia Grande

Praia Grande Vista do quiosque

O ponto máximo de Arraial do Cabo é o pôr do sol no Pontal do Atalaia. É um passeio imperdível. Para chegar lá, siga o mesmo caminho para Praia Grande. No final da Avenida, vire à esquerda e, depois, na segunda rua à direita, até a entrada do Condomínio Pontal do Atalaia. É só subir, explorar o local e escolher o seu lugar para apreciar o espetáculo. Chegue mais cedo e aproveite para contornar o morro e apreciar o lindo visual - vá devagar, pois a via é de mão-dupla e estreita e em alguns pontos, só passa um carro por vez.

Início da subida ao Pontal do Atalaia

3º ato - Imensidão

4ª ato - Equilíbrio

5º ato - Despedida

Arraial do Cabo tem outros atrativos, por exemplo, o passeio de Escuna, que é fantástico - nós já fizemos em outra oportunidade, gostaríamos de ter repetido, mas não deu. A escuna sai do cais na Praia dos Anjos - é só se informar como se chega lá e escolher a escuna - é bem simples. Para quem está em Cabo Frio e não tem carro, tem empresa que oferece o passeio (tem vendedor na Praia do Forte). O passeio sai da Praia do Forte em Cabo Frio, em van da empresa, com direito a almoço em restaurante no final do passeio e retorno a Cabo Frio (preço em janeiro de 2016 - R$ 120,00. Já  o passeio de escuna, somente, contratado em Arraial, sai por R$ 60,00). Se você  estiver de carro, acho melhor ir direto para o cais de Arraial - normalmente os passeios saem às 10 horas e duram pouco menos de 4 horas. Consulte empresas na internet para conhecer melhor. Chegue cedo, pois em época de temporada é difícil encontrar estacionamento.

Praias de Arraial do Cabo e roteiro do passeio de escuna
Não acho Arraial do Cabo uma cidade bonita e aconchegante, mas para quem quer um pouco mais de sossego, talvez seja uma boa opção. Em uma próxima oportunidade quero explorar melhor a cidade: conhecer as praças, igrejas, museus e restaurantes, além das praias que não conheço. Assim, talvez, tenha uma impressão melhor. Mas as belezas naturais são incontestáveis, o que leva a cidade a receber  títulos como: "Capital do Mergulho", " Paraíso do Atlântico" e "Caribe Fluminense".