menu

PARQUE ECOLÓGICO DAS COPAÍBAS - LAGO SUL - BRASÍLIA

 Localização: está localizado entre a QL 26 e QL 28 do Lago Sul (Brasília). O caminho mais perto, saindo do centro da cidade (Rodoviária), é pelo Eixo Monumental no sentido Ponte JK (terceira ponte). Atravessar a Ponte e seguir pela Estrada Parque Dom Bosco - EPDB, sentido Paranoá. Fazer o retorno na altura da QL 28, passar em frente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário e, em seguida, à direita, encontrará o portão de acesso ao Parque (entrada de veículos e pedestres) - Mapa do percurso partindo da Rodoviária.

Entrada para o Parque das Copaíbas


Distância da Rodoviária: 14 km.

Horário: aberto todos os dias de 7 às 18 horas.

Tempo Gasto: a trilha tem 4,2 km com nível de dificuldade fácil. É possível fazer o percurso em menos de 1 hora caminhando tranquilamente. Há alguns pontos de parada na sombra e pontos para tirar muitas fotos, o que vai aumentar proporcionalmente seu tempo de passeio. Duas horas é mais que suficiente para apreciar o local.

Parque das Copaíbas - trilha no App Strava

Preço: não é pago

Atrativo: caminhar pelas trilhas, contemplar a natureza e tirar fotos.

História: o Parque das Copaíbas está aberto ao público desde o final de 2019. Em maio de 2020, a unidade de conservação foi recategorizada e passou a ser  um Parque Distrital, criado 
pela Lei 1.600/97. Isso significa importante avanço, porque conferiu ao espaço ecológico maior status de proteção. Está localizado dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago Paranoá, 
No dia 5 de junho de 2021, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, do Instituto Brasília Ambiental, da Administração Regional do Lago Sul e com a colaboração de associações de moradores, realizou a inauguração da nova sinalização das trilhas das Copaíbas.

Site Oficial: www.euamocerrado.com.br.

Recomendação: levar água, protetor solar e repelente. Vá de tênis, pois tem alguns pontos em aclive/declive escorregadios, de terra com cascalho.




O Parque das Copaíbas foi mais umas das boas surpresas no Lago Sul. Há alguns portões de acesso, tanto pela QL 26, quanto pela  QL 28,  ambos apenas para pedestre. O portão de acesso para veículos é pela pista da Estrada Parque Dom Bosco, logo depois da Igreja. Após a entrada tem um amplo estacionamento, onde começa e termina a trilha, conforme o sentido que iniciar o percurso.

Estacionamento

Início da Trilha no sentido anti-horário

Portão de acesso de pedestres da QL 28 - Ponto de apoio

Portão de acesso de pedestres da QL 26


A trilha pode ser percorrida tanto no sentido horário, quanto no anti-horário. Todo o percurso é muito bem sinalizado, não gera nenhum tipo de dúvida - são 75 placas de sinalização. A trilha pode ser feita de bike ou a pé, sendo alguns trechos exclusivos para bike e outros para pedestres.



O Parque tem 73 hectares e uma trilha rústica (de terra) de 4,2 km. Tem 8 pontos de apoio - são pequenas coberturas, com banco, mapa da trilha com indicação de onde você está e bebedouro (em julho de 2021, ainda não tinha água).

Ponto de apoio



No Parque há várias espécies do cerrado, campo e mata de galeria. Muitas árvores foram plantadas, entre elas a Copaíba  (Copaifera langsdorffii) – tombada como Patrimônio Ecológico do Distrito Federal. É uma das principais espécies vegetais presentes e dá nome ao parque, que conta com 80% da vegetação natural preservada.

 Caliandra ou Esponjinha (Calliandra brevipes)

Copaíbas




Há oito nascentes no Parque, além do Córrego Manoel Francisco, mais conhecido como Córrego das Antas, que corta todo Parque - e tem uma pequena cascata.

Córrego das Antas

Córrego das Antas

Córrego das Antas

Parte da trilha é em mata fechada e bem sombreada, com vários pontos bonitos para fotografar, dar uma paradinha, descansar e curtir a natureza, mas a maior parte é percorrida sob o sol.

O principal destaque é o mirante, onde pode-se ter uma das vistas mais bonitas da Ponte JK.

Vista do Mirante

Vista do Mirante

Vista do Mirante

Próximo do Mirante tem uma trilha curta que vai até a beira do lago. Tem uma vista bem bonita também.

Vista da margem do lago

Vista da margem do lago

No site do GDF tem a seguinte informação: "Além dessas iniciativas, que são referentes à estruturação das trilhas, também estão previstos para o Parque Distrital das Copaíbas a implantação de uma guarita de vigilância com banheiros, um pergolado ao ar livre, um conjunto de lixeiras e um conjunto de bancos com encosto. Estes itens serão viabilizados com recursos oriundos de compensação ambiental e deverão ser implementados ao longo deste ano" (2021). Vamos esperar que isto ocorra, ficará extraordinário. 

Tendo em vista que a trilha é rústica pode ocorrer de voltar para casa com carrapatos. Procure recomendações de repelentes para esta finalidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário