menu

CONGONHAL

 Congonhal é uma pequena cidade no Sul de Minas (a apenas 20 km de Pouso Alegre), com menos de 15 mil habitantes, localizada às margens da Rodovia Juscelino Kubitschek - BR 459, que liga Pouso Alegre a Poços de Caldas.

A ocupação do território do município de Congonhal ocorreu a partir do ano de 1800, iniciada pelo Comendador José Ferreira de Matos, um dos primeiros habitantes e fundadores da localidade. Em 1857, doou terrenos de sua fazenda para a construção de uma capela em louvor a São José.

BR 459 - Chegando em Congonhal

Tenho boas lembranças de Congonhal desde a infância, quando visitava meus tios-avós Mário Silveira (prefeito da cidade nos períodos de 1954-1958 e 1962-1966) e Mariquita Rebello. Agora voltei para conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Obediência e aproveitar para relembrar do centro da cidade.

A cidade faz parte do Circuito Turístico Caminhos Gerais, que reúne o município paulista de Caconde e doze municípios do Sul de Minas: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Congonhal, Ipuiúna, Machado, Poço Fundo, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas e Senador José Bento.

Desta vez visitamos o Santuário de Nossa Senhora da Obediência, a Paróquia de São José, a Praça Comendador José Ferreira de Matos e almoçamos uma comidinha mineira deliciosa no Restaurante Le Vandone.


Santuário de Nossa Senhora Rainha da Obediência

Em 1987 ganhou grande destaque quando ocorreu, no Bairro Rural de São Domingos, um fenômeno sobrenatural popularmente denominado "Aparições de Nossa Senhora da Obediência".

Foram aparições atribuídas à Nossa Senhora feitas ao jovem Alfredo Moreira Filho, coordenador das orações do grupo de Renovação Carismática Católica, que se reunia na Capela São Domingos às segundas-feiras. A Capela ficou conhecida como Capela das Aparições. 

Em 1991 ficou pronta a nova Igreja de São Domingos, que recebe todos os anos romarias de fiéis de diversas cidades. Veja matéria do site Terras do Mandu aqui

Entrada para o Santuário no alto da Serra de São Domingos

O caminho até o Santuário é pela Estrada de São Domingos, na Serra de São Domingos, aproximadamente 8 km de terra. É uma estrada boa, qualquer carro chega lá. A paisagem é bem bonita. O acesso está à direita, vindo pela rodovia no sentido Pouso Alegre-Poços de Caldas,  na altura de Congonhal.

Serra de São Domingos - à direita

Início da Estrada de São Domingos - de terra

Vista da cidade no alto da Serra de São Domingos

Serra de São Domingos

A foto abaixo foi tirada de um quadro na igreja - foto de 2009.

Foto de fevereiro de 2009 do Santuário

A igreja tem uma estrutura bem simples, porém o local é de muita devoção.

Igreja de São Domingos

Igreja São Domingos

Igreja São Domingos

Capela lateral da Igreja de São Domingos

Nossa Senhora da Obediência no altar

Capela lateral da Igreja de São Domingos


Capela das Aparições está a apenas alguns metros à frente da Igreja de São Domingos. 

Capela das Aparições

Capela das Aparições


O Conjunto Paisagístico Nossa Senhora da Obediência foi tombado pelo município em 2006.

Via-Sacra - Caminho da Obediência

A 1ª Estação da Via-Sacra é na  Capela de Santa Rita, situada na comunidade de mesmo nome. O percurso da Via-Sacra é conhecido como Caminho da Obediência e percorre cerca de 8 km pela estrada de terra de São Domingos.

A Capela de Santa Rita teve seu terreno adquirido em 2012, sendo construída posteriormente. A foto da Capela (abaixo) mostra que estava um pouco deteriorada, porém, foi pintada posteriormente e está com outra aparência. 

Capela de Santa Rita

O Caminho da Obediência termina dentro do Santuário, no alto da Serra de São Domingos, na 15ª Estação - Jesus Ressuscita Glorioso. 

15ª Estação - Jesus Ressuscita Glorioso

A Paróquia de São José, a qual o Santuário pertence, tem um Canal no Youtube onde é possível assistir a Via Sagra - um vídeo para cada Estação.

Uma curiosidade: eu queria entender porque há15 estações da Via-Sacra e apenas 14 vídeos das estações no canal do Youtube, ficando a 15ª de fora. A explicação que consegui é que a filmagem da Via-Sacra foi na Sexta-feira Santa, ou seja, Jesus ainda não havia ressuscitado e a 15ª Estação é a de Jesus Ressuscitado.

No mês de junho é realizada uma festa religiosa em louvor à aparição de Nossa Senhora da Obediência.

Consulte os dias e horários de abertura da Igreja, das Missas e da lanchonete e as datas festivas pelo telefone (35) 3424-1644, pois devido a pandemia pode haver alterações. 


Praça Comendador José Ferreira de Matos

É uma pequena Praça do início do século XX, muito bem cuidada, em frente à Matriz de São José. Tem grandes palmeiras, uma fonte luminosa, um coreto e a imagem do Cristo Redentor, de 1927, ou seja, tem todos os elementos que uma praça do interior deve ter.

Praça Comendador José Ferreira de Matos

Paróquia e Igreja de São José

A igreja é de 1880, muito bonita. Não consegui informações sobre sua história. Consulte o Canal do Youtube da Paróquia.

Paróquia de São José

Paróquia de São José

Paróquia de São José

Paróquia de São José

Capela lateral da Paróquia de São José

Capela lateral da Paróquia de São José

Restaurante Le Vandone

Está localizado ao lado da Praça e da Igreja. A comida é muita saborosa, o preço muito bom e o atendimento bem atencioso. Além de restaurante, é uma concorrida sorveteria. Veja os comentários no Tripadvisor. Quando voltar a Congonhal, com certeza vou lá novamente.

Restaurante Le Vandone

Em uma próxima oportunidade vamos explorar um pouco as cachoeiras e os mirantes da cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário