menu

POUSO ALEGRE

Pouso Alegre é uma cidade localizada no sul de Minas Gerais e com certeza é a cidade que mais visitei ao longo da minha vida, por isso me considero um pouco pouso-alegrense. Não nasci e nunca morei lá, mas meus pais e boa parte da imensa família são de lá. 

Normalmente minhas publicações são de cidades turísticas, o que não é o caso de Pouso Alegre. A vocação da cidade é o comércio e a indústria, sendo também uma referência na região nas áreas da saúde e educação. 

Este ano me perguntei: por que não fazer uma publicação sobre Pouso Alegre? E me surpreendi com a importância histórica da cidade, com o volume de informações disponíveis na Internet e, por que não dizer, com seu potencial turístico. Alguns pontos eu já conhecia, mas nunca tinha olhado com o viés turístico que identifiquei agora.

Referências de Pouso Alegre:
  • Fundada em 19 de outubro de 1848, tem mais de 170 anos.
  • O padroeiro é o Senhor Bom Jesus.
  • Em 2018 já tinha mais de 150.000 habitantes, sendo a 17ª mais populosa de Minas Gerais.
  • O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) conforme dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010, era de 0,774, sendo o 12º de Minas Gerais, um grande feito para um estado que tem mais de 850 municípios. É o 185º IDH-M do Brasil.
  • A altitude máxima é de 1.347 metros na Serra de Santo Antônio e o mínimo é de 810 metros na foz do Rio Cervo.
  • Em 2010 mais de 72% da população era católica, o que pode ser observado pela quantidade de igrejas na cidade. O indicador é um pouco antigo, acredito que este percentual tenha diminuído.
Em todas as cidades que visitamos vamos às praças, mercado, parques, igrejas e templos e a outros pontos que contam um pouco da história local, e em Pouso Alegre seguimos a mesma receita.

Igrejas Católicas de Pouso Alegre

As igrejas sempre me fascinam por suas histórias, pelo que representam para uma cidade, por sua arquitetura e arte e, lógico, pela crença que tenho em Deus. Costumamos visitar templos de diversas religiões, mas em Pouso Alegre visitamos apenas as igrejas católicas. 

A Diocese de Pouso Alegre existe desde de 4 de agosto de 1900 e foi elevada a Arquidiocese em 14 de abril de 1962. No site da Arquidiocese tem toda história, além da relação das Paróquias de Pouso Alegre, atualmente 10, e das Paróquias das cidades vizinhas.

Conhecemos 16 igrejas e capelas, espalhadas por várias regiões da cidade:
  • No centro: Catedral Senhor Bom Jesus,  Capela do Sagrado Coração de Jesus (Santa Doroteia), Santuário do Sagrado Coração de Maria, Capela de Santa Terezinha, Capela de São Benedito e Capela do Menino Jesus de Praga.
  • Pouco afastadas do centro: Capela de Nossa Senhora Aparecida  (Capela da Remonta), Carmelo da Sagrada Família, Igreja de Santo Antônio e Capela de Santa Luzia.
  • Bairro Santa Edwiges: Igreja de Santa Edwiges.
  • Bairro de Fátima: Capela de Nossa Senhora de Fátima, a 3,5 km do centro da cidade.
  • Bairro Faisqueira:  Igreja de São Francisco e Santa Clara, a 4 km do centro da cidade.
  • Vila Nossa Senhora Aparecida: Capela de Nossa Senhora Aparecida - a mais distante do centro da cidade, 7 km.
  • Bairro Belo Horizonte: Igreja de Santa Rita de Cássia, a 6 km do centro da cidade.
  • Bairro São João: Igreja São João Batista, a 4 km do centro da cidade.

Fiquei impressionado com a riqueza de seus templos e começo pelo cartão postal: a Mãe da Arquidiocese de Pouso Alegre, a Catedral do Senhor Bom Jesus, localizada no coração da cidade.




Tudo começou quando Pouso Alegre ainda não tinha o status de cidade, em 1802, com a construção da Capela do Senhor Bom Jesus. Em 1849 foi construída no local da Capela, a Igreja Matriz, que em 1900 passou a ser Catedral. Em 1949 começou a ser demolida para a construção da nova Catedral, que só ficou totalmente pronta em 1980. Sua arquitetura é neogótica, em estilo lombardo romano, o mesmo da Basílica de Buenos Aires.

Foi nesta Catedral que meus pais se casaram em 19 de janeiro de 1963.

O interior é na cor palha, com lindos vitrais e diversas pinturas do artista plástico espanhol José Perez de Moraes: no altar, na Capela do Santíssimo, na entrada (Rei Davi e Jesus batendo à Porta), na parte superior (as 14 estações da Via Sacra), tudo nas cores verde, branco e preto


Entre as colunas da catedral estão as capelas de São José, de Nossa Senhora Aparecida, de Nossa Senhora das Dores e de São Sebastião,  e a Pia Batismal.

Capela de Nossa Senhora Aparecida

Pia Batismal

A catedral não tem padroeiro e, sim, um titular que pertence à Santíssima Trindade: Bom Jesus Crucificado. 



A Capela do Santíssimo é o local mais sagrado de uma igreja, pois é onde ficam as hóstias consagradas. Para os católicos, a hóstia consagrada é o corpo e o sangue de Cristo. Uma lâmpada vermelha fica constantemente acesa na Capela para indicar que ali Cristo se faz presente.

Capela do Santíssimo

No altar está o trono do bispo, a cátedra, de onde originou-se a palavra catedral. É da cátedra que o mestre transmite seus ensinamentos, neste caso, a palavra de Cristo é transmitida aos fiéis pelo arcebispo. No altar estão também as dez cadeiras onde têm assento os Cônegos. São 5 de cada lado do altar, cada uma com uma placa com o nome de um Cônego.



Debaixo do altar está a recém reformada Cripta, local sagrado onde estão sepultados os bispos que passaram por Pouso Alegre, inclusive Dom Otávio, que deu início à construção da Catedral.

Cripta

De noite a igreja tem um destaque especial proporcionado pela iluminação em LED.


Não poderia deixar de registrar os relógios da torre e os sinos da igreja.

A igreja é tão rica em histórias que Fernando Henrique do Vale escreveu o livro "Catedral de Pouso Alegre - Espaço de Fé e Sociabilidade", para contar em detalhes as histórias da igreja. Na reportagem da EPTV tem um pouco dessa história e também uma entrevista com o autor do livro.




Tanto a Capela quanto o local onde ela está instalada são muito aprazíveis. Trata-se de uma Capela Militar do 14º Grupo de Artilharia de Campanha - GAC - Grupo Fernão Dias. 

Aqui, há mais de 25 anos, casou-se meu irmão.

Em setembro de 1941 foi lançada a pedra fundamental desta Capela e a história que deu origem à construção é relatada pelo Tenente Alfredo Antônio de Oliveira Paiva. Segundo ele, em setembro de 1941, o Capitão Intendente Pedro Rodrigues da Silva, que enfrentava vários problemas de ordem pessoal e profissional, passou a dormir mal, perturbado por sonhos estranhos. Por três dias consecutivos, sonhou com uma senhora que lhe pedia a construção de uma capela em terras do Regimento. No sonho, ele respondia não ser possível porque não era religioso e nada entendia do assunto. No último sonho, a senhora lhe disse que ele contaria com a ajuda de um amigo para a construção da capela. Sem saber o que fazer, ele procurou o Tenente Paiva, na época sargento, e contou seus sonhos. O amigo então o ajudou a realizar o pedido, que acreditaram ser de Nossa Senhora, e construíram a capela.




A Capela foi tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural de Pouso Alegre em 1999.

Seu interior é discreto mas tem um bonito altar, imagens e vitrais.



São Mateus


São Lucas



 
São José

Santa Helena


São Pedro


A Capela está localizada na Rua Manoel Augusto Machado, 180 - Jardim América, a apenas 1,5 km do centro da cidade.
O acesso público é restrito, exceto aos domingos de manhã, quando é celebrada a Missa. Caso queira visitá-la fora deste horário é necessário agendar com o Setor de Patrimônio do 14° Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre pelo telefone (35) 3427-5217.










Está localizado a 1,5 km do centro da cidade, já quase no final da Rua Comendador José Garcia - nº 1307, telefone (35) 3421-1103.

O Carmelo fica aberto todos os dias de 8 às 17 horas, exceto domingo, quando abre às 9 horas.

Um local de muita paz, história e espiritualidade, que vale a pena ser visitado. É possível conhecer o Memorial Madre Maria Imaculada, a Capela Mortuária, a lojinha com seus artigos religiosos e os deliciosos pães feito pelas Irmãs, além, é claro, da Capela do Carmelo, belíssima.



O Carmelo da Sagrada Família foi fundado em Pouso Alegre no dia 26 de outubro de 1943 pela Madre Maria Imaculada da Santíssima Trindade (Mãezinha), que nasceu em 8 de julho de 1909 e faleceu em 20 de janeiro de 1988. Ela afirmava: “Não sei como agradecer a Deus esta tão grande graça de ser carmelita! Só sei dizer que sou muito e muitíssimo feliz!”. Em 30 de setembro de 2006 foi aberto o processo de canonização da Mãezinha. Conheça a cronologia desde seu nascimento até o processo de beatificação e canonização. Para conhecer um pouco mais de sua historia e a das Carmelitas assista o vídeo - ele tem 20 minutos, mas é muito interessante.

No interior da capela podemos observar, à direita do altar, uma grade por onde as carmelitas enclausuradas entoam os cânticos das Missas, muitos de autoria delas mesmas. Para conhecer um pouco mais dessas histórias e das músicas religiosas assista à reportagem de 2013.


A Capela tem uma arquitetura simples e bem preservada por dentro e por fora, tudo impecável. Os vitrais se destacam.


Ao lado do altar tem uma imagem da Nossa Senhora do Carmo ou Nossa Senhora do Monte Carmelo, padroeira da Ordem dos Carmelitas. Nas comemorações do seu dia, 16 de julho, as carmelitas distribuem escapulários com sua imagem e os fieis os vestem sobre os ombros em cerimônia realizada por um sacerdote, como sinal de conversão e devoção mariana que, como mãe espiritual, "protege na vida, salva na morte e intercede depois da morte"


Nossa Senhora do Carmo

Do lado esquerdo da Capela foi construída uma capela mortuária, onde estão os restos mortais da Mãezinha. É um local de oração ao qual os devotos têm acesso pela porta da frente e as carmelitas, que vivem enclausuradas, têm acesso pelos fundos da capela. Anteriormente existia ali um muro que separava o local onde ela estava sepultada. Muitas pessoas faziam orações encostadas neste muro e foi por isso que decidiram construir a capela.


Do lado direito da Capela está o Memorial da Madre Maria Imaculada. Nele estão seus poucos objetos e a sua história. Na entrada do memorial está uma reprodução da Mãezinha sorridente sentada em uma cadeira de balanço com o Menino Jesus no colo.



No pátio, ao lado da Capela, tem a imagem de mais uma carmelita, Santa Terezinha.

Santa Terezinha



Dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, está localizada ao lado do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek, na Rua Francisco Sales, no centro da cidade e muito próxima da Catedral, apenas um quarteirão acima. A igrejinha é popularmente conhecida como Capela Santa Doroteia.

A Capela está ligada à Paróquia do Bom Jesus - Catedral.  Na grade da frente tem uma placa com os horários das missas e também da Adoração ao Santíssimo. Telefone (35) 3423-4361.

Aqui assisti a missa em comemoração ao aniversário de 70 anos da minha mãe há mais de uma década.


A Capela foi idealizada pela Congregação das Doroteias, que chegou ao Brasil há mais de 150 anos (vídeo em comemoração ao sesquicentenário da Congregação em Recife -  produzido pelo Setor de Comunicação da Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE). A Congregação chegou em Pouso Alegre em 1911. Funcionava num anexo do Instituto Feminino Santa Doroteia, hoje Conservatório de Música (ainda não conheço por dentro).

No dia 27 de junho de 1919 a Capela foi abençoada pelo Bispo Diocesano Dom Otávio, tendo completado 100 anos em 2019 . 

O Jornalista Lucas Silveira, da TV Câmara de Pouso Alegre, fez um vídeo, que vale a pena assistir. Eu o encontrei sem querer no Youtube e foi uma grata surpresa quanto vi entre as imagens uma foto antiga da minha mãe ainda estudante do Colégio Santa Doroteia. O link do vídeo anterior não está abrindo, então substitui por outro vídeo até resolver

Em seu interior, ao lado do altar, destacam-se as diversas pinturas em afresco (técnica de pintura em paredes ou tetos de gesso ou revestidas com argamassa, ainda frescas, e geralmente assumem a forma de mural) de artistas desconhecidos e que ilustram passagens bíblicas, como a Ressurreição e a Ascensão de Cristo.



Outros destaques são o órgão no coro, o piso em tábua corrida em formato de cruz na nave central, os bancos e as diversas imagens sacras de origem francesa. No altar, à esquerda, Nossa Senhora; à direita, São José; e ao centro o Sagrado Coração de Jesus, além da imagens de Santa Doroteia e de São Gabriel Arcanjo nas laterais.

Cada igreja e capela tem sua história e sua arquitetura própria e costumo não comparar, mas esta Capela é realmente maravilhosa.



Muitas das informações desta publicação eu extraí da reportagem do Jornalista Lucas Silveira.


A construção do Santuário teve início praticamente junto com a Diocese de Pouso Alegre, em 1901. Ao ser nomeado como primeiro bispo, Dom Nery convoca os Missionários com a ajuda do povo da cidade para construí-lo. No dia 7 de dezembro de 1905 ele foi inaugurado. Em 1976 foi elevado à Paróquia. No dia 8 de dezembro de 2013 foi elevado à categoria de Santuário Arquidiocesano.

Está situado muito próximo do centro da cidade, a menos de 500 m da Catedral, no cruzamento da Avenida Duque de Caxias com a Rua Bueno Brandão - telefone (35) 3421-4492 . Diferentemente das capelas, o Santuário fica aberto mesmo fora dos horários de Missa.

Na década de 70 passou por algumas reformas: os quadros de motivos bíblicos no alto das paredes, na nave central, foram substituídos por pinturas, e as portas de madeira que estavam carunchadas foram trocadas por portas de ferro e vidro. Em 2019 a igreja deu início a uma campanha de arrecadação para fazer novas reformas.



No altar, abençoando toda igreja, está o Imaculado Coração de Maria. Ao lado há duas capelas - a da esquerda, dedicada à Nossa Senhora Aparecida, e a da direita, ao Sacrário, com imagem do Sagrado Coração de Jesus. 

Capela do Sagrado Coração de Jesus

Capela de Nossa Senhora Aparecida

No Santuário tem também uma imagem de Nossa Senhora de Fátima em referência à revelação da devoção ao Imaculado Coração de Maria, que começou na segunda aparição da Santíssima Virgem Maria, em 13 de junho de 1917, em Fátima, Portugal, aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta. A Virgem Maria disse à pequena Lúcia, a mais velha dos três pastorinhos: “Ele [Jesus] quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração”. Logo após ouvir essas palavras, os pastorinhos viram Nossa Senhora com um coração na mão, cercado de espinhos. As três crianças compreenderam que aquele era o Coração Imaculado da Santíssima Virgem, ofendido pelos pecados da humanidade, que necessitavam de reparação.

Confessionário à esquerda, imagem de Nossa Senhora de Fátima ao centro e na
entrada da Capela de Nossa Senhora Aparecida, à direita

Veja o vídeo do Santuário publicado por PousoAlegre.net.


Capela de Santa Teresinha

Está localiza bem próxima do Santuário do Imaculado Coração de Maria, a menos de 500 metros, na Rua Coronel José Inácio, 304. 

A maior parte do tempo a Capela está fechada. Para verificar os horários de missa ou agendar uma visita é necessário fazer contato com a Secretaria Paroquial do Santuário no telefone (35) 3421-4492. Na realidade esta Capela pertence a Arquidiocese de Pouso Alegre, porém devido a proximidade do Santuário, eles cuidam dela.

A Capela de Pouso Alegre foi construída baseada na Igreja de Lisieux, na França, onde Santa Teresinha viveu e morreu. A obra foi conduzida pelo arquiteto Otto Piffer em estilo arquitetônico Romano. A pedra fundamental da Capela data de 30 de setembro de 1932 e a sua inauguração ocorreu em 1º de outubro de 1933. 

Capela de Santa Teresinha

Em 1951, a Capela passou a ser cuidada pelas Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Em 21 de agosto de 1998, as irmãs receberam uma urna com as relíquias de Santa Teresinha

Capela de Santa Teresinha

Capela de Santa Teresinha

Todas as imagens foram trazidas da Europa.

Santa Terezinha

As informações da Capela foram extraídas do vídeo da TV Câmara Pouso Alegre.


Capela de São Benedito

A Capela é de 1832. Foi a segunda igreja a ser construída em Pouso Alegre, atrás apenas da Matriz, atual Catedral. No entanto, como a antiga Matriz foi totalmente demolida e construída outra no local, a Capela de São Benedito passa a ser a mais antiga da cidade.

Foi construída na época do ilustre Senador José Bento e também pároco de Pouso Alegre, por escravos de diversas fazendas da região, que trabalhavam nela durante toda a noite, pois eles não podiam frequentar a Matriz. Os escravos que ajudaram na construção estão sepultados sob o altar.

Sua Padroeira é Nossa Senhora do Rosário e seu Patrono São Benedito, para lembrar os escravos.

Em 1943 a Capela passou a ser cuidada pelas Irmãs Carmelitas em substituição à Irmandade de São Benedito dos Pretos. Com a partida das Carmelitas em 1957 a Capela ficou um pouco abandonada, mas em 1981, passou por reparos e ficou aos cuidados da Paróquia do Coração de Maria (Santuário).  

Capela de São Benedito

Foi uma pena não ter conseguido visitá-la por dentro, estava fechada. É difícil encontrar a Capela aberta, somente no horário de missa, que acontece uma ou duas vezes por semana. Para visitar é possível agendar na Secretaria Paroquial do Santuário do Imaculado Coração de Maria. A capela está localizada na Praça João Pinheiro - Centro. Telefone (35) 3421-4492.

 

Esta localizada na parte mais alta do Bairro de Fátima. É possível avistá-la da rodovia que liga o trevo próximo ao Hotel Marques Plaza e ao Supermercado Baronesa à Rodovia Fernão Dias.


Capela de Nossa Senhora de Fátima

A origem da Capela provisória é de 1953 por iniciativa do Monsenhor Octaviano Lamanérese. Em 30 de outubro de 1954 chegou a Pouso Alegre a imagem de Nossa Senhora de Fátima que se encontra no altar da Capela, vinda de Fátima - Portugal. Ela foi esculpida pelo mesmo escultor da  Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, abençoada no Santuário de Fátima em Portugal e tocada por Irmã Lúcia.

Capela de Nossa Senhora de Fátima.

A Capela atual teve sua construção iniciada em 1961, algumas peças foram trazidas da antiga Catedral de Pouso Alegre. É uma Capela em estilo neoclássico e bem simples, porém muito bonita. No ano 2000 ela foi reinaugurada.

Capela de Nossa Senhora de Fátima

Para agendar uma visita ou para maiores informações entre em contato com a Secretaria Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima pelo telefone (35) 3422-5000. Esta publicação é sobre a Capela de Fátima, sobre a Igreja, ficará para outra oportunidade.

Em 2020 foi inaugurada a iluminação externa da Capela, dando ainda mais destaque a ela. O site da TV Terra do Mandu fez uma reportagem sobre este evento e traz um vídeo da Capela iluminada muito bonito, vale a pena conferir.


Capela de Nossa Senhora Aparecida

Capela de Nossa Senhora Aparecida

Pouso Alegre tem igrejas e capelas belíssimas, mas esta era a que eu estava mais curioso para revisitar. Há mais de 50 anos, quando a região era uma fazenda e não um bairro, foi celebrada Missa nesta Capela pelos 90 anos do meu saudoso bisavô (Vô Pedrinho).  Foi uma grande festa e reuniu a extensa família.

Aniversário de 90 anos do Vô Pedrinho (primeira fila ao centro)
E eu?  O quarto da esquerda para a direita sentado no chão

A mesma escada onde foi tirada a foto acima, há 50 anos, está na foto abaixo da Capela atualmente. 

Capela Nossa Senhora Aparecida

Na imagem de Nossa Senhora no pé da escada tem uma inscrição com a frase: "A Rainha da Paz os Filhos Agradecidos - 24 de outubro de 1930 " - imagino ser a data de inauguração da igreja.

Capela de Nossa Senhora Aparecida

O local está totalmente diferente, a Capela está cercada de casas por todos os lados e fica até um pouco escondida. Não tem indicação para chegar lá, nem no Google Maps encontrei pelo nome da Capela, apenas pela Rua - Pedro Flauzino Filho - 25, na Vila Nossa Senhora Aparecida.

Na minha lembrança da infância o pequeno cercado da foto abaixo, ao lado da imagem de Nossa Senhora, era um curral. Aparentemente é o mesmo, só que agora deve ter outra serventia e está cercado pelos muros da igreja.

Pátio da Capela de Nossa Senhora Aparecida

Trajeto da Catedral (Centro) até a Paróquia de São Francisco e Santa Clara até a
Capela de Nossa Senhora Aparecida

O interior da Capela é simples, mas encantador. Tudo muito bem cuidado. Destaco as imagens que estão nas laterais do altar: São José (à esquerda) e Sagrado Coração de Jesus (à direita).  

As imagens no altar são: ao centro Nossa Senhora Aparecida, à esquerda, São Francisco de Assis e acima dele à esquerda, São Francisco de Sales, à direita, Santa Clara e acima dela São João Maria de Vianey.




A Pia Batismal da Capela é em mosaico colorido, no mesmo estilo da Pia da Paróquia de São Francisco e Santa Clara, a qual pertence a Capela.

Pia Batismal



Igreja São Francisco e Santa Clara

Os Santos que dão nome à Igreja, São Francisco de Assis  (1181 - 1226) e Santa Clara (1194 - 1253), viveram na mesma época em Assis, Itália. São Francisco um pouco mais velho. Eles são figuras das mais queridas da cristandade. Santa Clara foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara (ou Ordem das Clarissas). Os dois tinham grande dedicação aos pobres, especialmente os hansenianos.

A intenção era apenas conhecer a Capela de Nossa Senhora Aparecida, porém, quando soubemos que ela pertencia à Paróquia de São Francisco e Santa Clara, resolvemos conhecê-la também. Esta Igreja e a de Santo Antônio foram elevadas à Paróquia em 2015.

Foi uma grata visita, pois de todas as igrejas que visitamos em Pouso Alegre, esta foi a única em que fomos recebidos pelo Pároco - Pe. João Luiz Ferreira Peçanha, que foi muito atencioso. Além de nos mostrar a Matriz, nos contou um detalhe interessante da Capela de Nossa Senhora Aparecida: na parede atrás do altar da Capela tinha um afresco muito antigo, que em uma das reformas fora pintado por cima. Seu sonho era contratar um especialista para cirurgicamente descascar a parede e restaurar a pintura, mas este serviço era muito caro e talvez não fosse possível executar.


Paróquia de São Francisco e Santa Clara

A Igreja tem uma arquitetura muito singela, mas muito acolhedora. Padre João Luiz se empenha e se empolga com construção de cada peça, como o altar, as imagens e o púlpito, todos em madeira. São peças muito bonitas. O Padre nos contou que a imagem de São Francisco tem a mão articulada e deve estar apontando para Cristo na cruz, que esta é a posição correta, mas que sempre passa alguém por lá e coloca a mão para frente, achando que ela está na posição errada.

Paróquia de São Francisco e Santa Clara

A Pia Batismal é em mosaico colorido, muito bonita e bem semelhante a da Capela de Nossa Senhora Aparecida.

Pia Batismal

Os contatos da Secretaria Paroquial são: (35) 3423-3762, 98867-8875 e 98891-0411.


Igreja de Santa Rita de Cássia

Ela está localizada no Bairro Belo Horizonte - um pouco distante do Centro da cidade, no caminho que dá acesso à Rodovia Fernão Dias. 

Igreja de Santa Rita de Cássia

A Igreja estava fechada, mas fomos até a parte dos fundos e uma senhora muito atenciosa que estava lá se prontificou a mostrá-la por dentro. É uma igreja mais nova e simples, com o Altar e os vitrais azuis quase da cor do céu naquele dia. A imagem de Santa Rita está em destaque próxima ao Altar, com Nossa Senhora Aparecida em uma lateral e Nossa Senhora de Fátima na outra. 

Igreja de Santa Rita de Cássia

Do lado direito do altar tem três imagens de Santos: da esquerda para a direita, Santo Agostinho, São Nicolau e São João Batista. Eles ajudaram Santa Rita de Cássia a entrar no Convento, por este motivo foram colocadas lá. Em uma noite, enquanto Santa Rita dormia, ela ouviu uma voz chamando: Rita! Rita! Rita! Ela abriu a porta e estavam ali Santo Agostinho, São Nicolau e São João Batista. Eles pediram que ela os seguisse e depois de andarem pelas ruas, os Santos desapareceram. Rita sentiu um suave empurrão. Quando percebeu estava dentro do mosteiro, embora ele estivesse com as portas trancadas. As freiras não lhe puderam negar a entrada. Rita viveu ali por quarenta anos.
 
Da esquerda para a direita - Santo Agostinho, São Nicolau e São João

Curiosidade: Santa Rita de Cássia é conhecida como a Santa das Causas Impossíveis. Logo após sua morte já era venerada como protetora contra a peste, pois dedicou-se ao cuidado dos enfermos de peste, sem jamais contrair a doença. 


A Igreja de Santo Antônio foi elevada à Paróquia em 2015, sendo a Matriz de 7 comunidades. Em 2015 era a nona Paróquia de Pouso Alegre.

Igreja de Santo Antônio

Ela tem um estilo mais moderno e bem diferente das demais Igrejas e Capelas da cidade. Quando a visitamos a secretaria paroquial estava fechada, o que dificultou a obtenção de mais informações. Por ser também uma Paróquia relativamente nova, não tem muitas informações na Web. Ela está instalada na Rua Alberto Paciulli - 25 - telefone (35) 3425-0519 e fica a apenas 1 km, morro acima, da Catedral.

Igreja de Santo Antônio

Antes desta nova igreja, havia uma Capela de Santo Antônio que ficava ao lado. A estrutura externa foi preservada, porém, o interior é atualmente destinado a atividades culturais.

Antiga Capela de Santo Antônio



Igreja de Santa Edwiges

A Igreja de Santa Edwiges está localizada na Rua Benedito Carvalho Filho, 340 - Bairro Santa Edwiges, relativamente próxima da Igreja de Santo Antônio (1,7 km) e do Horto Florestal (Parque Municipal - 2 km). A Catedral está a 3,5 km. Para informações sobre Missa e demais atividades, ligue para a Secretaria Paroquial (35) 3425-0519. 

Ela foi inaugurada em 1988 e construída em mutirão pela comunidade local, que angariou fundos para a obra por meio de festas e doações. O idealizador e coordenador de sua construção foi o Cônego Benedito Marcílio de Magalhães (homenagem da Câmara Municipal de Pouso Alegre), que viu a necessidade de construir ali uma Igreja por causa da crescente participação dos fiéis nos grupos de oração de iniciativa da senhora Delmaria do Carmo Almeida, antiga moradora do bairro, que costumava reunir a vizinhança para rezar em uma garagem. Outra moradora, que havia se mudado para o Rio de Janeiro, senhora Clotilde, doou a estátua da Santa Edwiges que compõe o Altar. 

Igreja de Santa Edwiges

Em frente à Igreja tem uma simpática praça de bairro - Praça Santa Edwiges, e um condomínio de prédios.

Praça Santa Edwiges

Atrás da Igreja há um cômodo onde fiéis que alcançam graças depositam fotos e documentos, chamado de quarto dos milagres. Anualmente, no mês de outubro, é realizada a festa de Santa Edwiges com a participação de grupos de Congadas e Folia de Reis da região. 

A Igreja é pequena, em estilo moderno, com bonitos vitrais que refletem a luz do sol em seu interior.

Igreja de Santa Edwiges

Igreja de Santa Edwiges

Santa Edwiges

Capela do Santíssimo


Igreja de São João Batista 

A atual Igreja de São João Batista está localizada na Avenida Uberlândia, no Bairro São João. Ela foi inaugurada em 1992, mas a história da Paróquia começou na década de 60, na popular comunidade "Vendinha", em uma pequena igreja conhecida atualmente como "Igrejinha". 
O telefone da Secretaria Paroquial é o (35) 3422-2468.

Igreja São João Batista

Tenho boas lembranças de meus avós quando, no início dos anos 1980, eu os acompanhava em visitas às famílias carentes do bairro, pois meu avô era Vicentino e dava assistência a algumas famílias. Na época, o bairro se chamava Vendinha. Era mais simples e com ruas de terra. Tenho lembranças da Igrejinha, que se destacava no local. Hoje é o Bairro São João, com ruas calçadas e arborizadas e com uma nova Igreja, muito bem cuidada e muito bonita também. 

De acordo com o relato de Joaquim Augusto Barreiro, um dos primeiros moradores, o nome do bairro Vendinha mudou-se para São João devido às missões religiosas que o Padre José Nogueira, devoto de São João, realizou ali.

Igrejinha de São João Batista

O interior da Igreja é bem alegre, com piso, altar e pia batismal de granito. Sua arquitetura é discreta, sem muita ornamentação, destacando-se os vitrais, a Capela do Santíssimo, as imagens de São João e de São José, e a Capela lateral de Nossa Senhora Aparecida.

Igreja de São João Batista

Igreja de São João Batista

Capela de Nossa Senhora Aparecida


Capela do Santíssimo

À frente da Igreja, São João Batista recepciona todos os fiéis.

São João Batista


Capela de Santa Luzia 

Descobrimos a Capela de Santa Luzia sem querer. Estávamos voltando do Horto Florestal, por um caminho alternativo (Avenida Dr. Notel Teixeira, no Bairro Santa Luzia), e passamos em frente à Capela. Não resistimos e paramos para conhecer. Por sorte, tinha uma pessoa cuidando do local e pedimos para entrar. 

Tanto o exterior quanto o interior da Capela estão muito bem preservados. A arquitetura nos chamou a atenção pela simplicidade e, ao mesmo tempo, pela beleza. 

A maior parte do tempo a Capela fica fechada. Abre aos domingos  às 8h30 para a Missa e às terças-feiras, às 19 horas, para o terço dos homens. Para agendar uma visita é necessário fazer contato com a Secretaria Paroquial do Santuário, a qual ela está vinculada, pelo telefone (35) 3421-4492.

A comunidade de Santa Luzia tem muita gratidão ao Pároco Isidoro de Nadai, que foi responsável pela formação da comunidade e ampliação da Capela.


Capela de Santa Luzia

O interior é bem discreto, com a pequena Capela do Santíssimo e com poucas imagens - São José, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora Aparecida e a Padroeira, Santa Luzia.

Capela do Santíssimo

Capela de Santa Luzia

Capela de Santa Luzia



Mais uma bonita Capela, localizada muito próxima da Catedral. Infelizmente não conseguimos conhecê-la por dentro. Para agendar uma visita e obter informações o telefone de contato é (35) 3421-5187.

Em 1920 foi fundado o Orfanato Nossa Senhora de Lourdes ao lado da Capela, oferecendo instrução primária e ensino de trabalhos domésticos às meninas, e ela passou a ser conhecida como Capela do Orfanato. Atualmente é um educandário.

Capela do Menino Jesus de Praga


Outras Igrejas de Pouso Alegre
  • São Geraldo Magela
  • São José Operário
  • São Judas Tadeu
  • Santa Bárbara
  • Nossa Senhora de Lourdes
  • São Cristóvão
  • São José

Apesar de toda beleza que encontrei nas igrejas e capelas, chamo a atenção para algumas questões que dificultam a visita ou deixam o local menos bonito.
  • De modo geral, as igrejas e principalmente as capelas, abrem somente alguns minutos antes da Missa que, em muitas, só é realizada uma vez por semana. Por serem local de oração e também para que possam ser contempladas, deveriam estar abertas todos os dias.
  • As grades de proteção e a enorme quantidade de fios expostos de forma desorganizada entre os postes interferem nas fachadas.
  • Da mesma forma, edificações vizinhas aos templos muitas vezes os escondem ou os espremem, comprometendo sua arquitetura.

Conheça o material de Turismo Religioso elaborado pela Prefeitura de Pouso Alegre - Superintendência de Lazer e Turismo.

Mas Pouso Alegre não tem potencial apenas para o turismo religioso. Conheça a seguir, outros pontos importantes da cidade:
  • Mercado Municipal
  • Praça Senador José Bento
  • Avenida Dr. Lisboa
  • Biblioteca Municipal
  • Escola Estadual Monsenhor José Paulino
  • Teatro Municipal
  • Casa da Cultura
  • Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira 
  • Faculdade de Direito
  • Praça João Pinheiro
  • Parque Natural Municipal e Reserva Biológica
  • Cristo Redentor
  • Parque  Francisco de Assis Vilela
  • Shopping Serra Sul
  • Restaurante Costela no Bafo
  • Café da Terra
  • Doces e Queijos
  • Viveiro de Plantas
  • Pastel de Farinha de Milho
  • Estádio Municipal e o Pouso Alegre Futebol Clube - Pousão
  • Vídeos históricos de Pouso Alegre publicados no Youtube 


Os mercados sempre fizeram parte de nossos roteiros em qualquer cidade que visitamos, e escrever agora sobre o Mercado de Pouso Alegre é uma oportunidade para conhecer um pouco da história local.

Fiz uma pesquisa e identifiquei dois documentários que contam esta história com riqueza de detalhes.

A primeira edificação do Mercado Municipal é de 1893, embora existam dados que mostram que as atividades relacionadas ao Mercado tiveram início em 1859. O prédio antigo foi totalmente demolido na década de 1970 e deu origem ao atual, que também passou por algumas reformas ao longo dos anos. Em termos arquitetônicos foi uma pena a demolição, pois a sua fachada era muito bonita. Acredito que se fosse hoje a fachada teria sido preservada.

Fachada do antigo Mercado Municipal de Pouso Alegre

Fachada do atual Mercado Municipal de Pouso Alegre

Trazendo para o presente, o Mercado é muito mais que um local para fazer compras de frutas, verduras, queijos, cachaças, carnes, doces, artesanatos, temperos, é um local para encontrar amigos e colocar a prosa em dia em um dos bares internos, como o Bar do Tibúrcio. E um ponto turístico.

 


 


 


 


 


 


 


 



O Mercado está localizado na área central de Pouso Alegre, bem próximo à Catedral.

Acabei fazendo mais uma descoberta interessante: o Mercado Municipal tem uma rádio própria. Para ouvi-la clique aqui, depois é só clicar no play no topo da tela do lado esquerdo. Além de boa programação (estou ouvindo enquanto escrevo), no site da rádio tem vários vídeos sobre a história do mercado, além de notícias relacionadas a ele.


Ela leva o nome de um ilustre personagem, o Senador  José Bento Leite Ferreira de Mello, que viveu entre os anos de de 1785-1844. Apesar de natural de São Gonçalo do Sapucaí - MG, foi em Pouso Alegre, quando chegou, aos 27 anos, que fez sua carreira como pároco, jornalista e político, sendo Senador do Império nos seus dez últimos anos de vida. Sua história termina tragicamente, assassinado em uma tocaia. O local no qual foi assassinato em 1844 é atualmente uma rua que leva o nome do meu bisavô, Pedro Caldas Rebello, o mesmo que citei na postagem da Capela de Nossa Senhora Aparecida, mundo pequeno este. Aprendi várias coisas sobre o Senador e a cidade de Pouso Alegre lendo o livro do Historiador  Eduardo A.O. Toledo, "Estórias do Mandu", que meu pai recebeu autografado em seu lançamento em 1998. Um livro interessantíssimo de causos da cidade, que já li e reli.

Antiga Praça Senador José Bento com a antiga Catedral

Praça Senador José Bento atualmente.

A praça foi inaugurada em 1884 e até hoje reúne velhos amigos para baterem um bom papo e crianças, que correm de um lado para outro. Apesar de ser relativamente pequena tem os principais atrativos de uma praça: fonte luminosa da independência, inaugurada na década de 1930, a Igreja Matriz, no caso de Pouso Alegre, a Catedral, muitas árvores frondosas, bancos e o obelisco de Nossa Senhora da Conceição, inaugurado em 1904. Faltou um coreto, comum nas praças das cidades (e que eu jurava que tinha nesta também).

Existe em Pouso Alegre um grande acervo da história da cidade onde encontrei um vídeo muito interessante sobre a Praça, vale a pena conferir no PousoAlegre.net. O vídeo mostra quando a iluminação foi colocada na praça, diga-se de passagem, Pouso Alegre foi a primeira cidade do Sul de Minas a ter energia elétrica, em 1907.






 


 


 


        Ao redor da Praça é possível também apreciar alguns prédios antigos ainda preservados, como o Clube Literário e Recreativo, que foi fundado em 1902; e o antigo Fórum, atualmente  Biblioteca Pública Municipal Prisciliana Duarte de Almeida - Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes

        Clube Literário e Recreativo

        Antigo Fórum e atual Biblioteca Pública - Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes

        Antigo Fórum e atual Biblioteca Pública - Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes


        Avenida Dr. Lisboa

        É também na Praça Senador José Bento que começa a Avenida mais conhecida, mais importante e uma das mais antigas da cidade, a Avenida Dr. Lisboa. Antigamente era chamada Avenida do Imperador em homenagem ao Imperador Dom Pedro I. Em 1916 passou a ser chamada Avenida Dr. Lisboa, uma homenagem ao médico, nascido em Campanha - MG, e que trabalhou como clínico geral por 50 anos em Pouso Alegre. Neste período, foi também vereador por dois mandados, faleceu em 1903. No site PousoAlegre.net tem um vídeo da História da Avenida, que vale a pena conferir.

        Avenida Dr Lisboa

        A Avenida Dr. Lisboa já teve importantes e tradicionais pontos comerciais como a Agência Rebello e o Bar Recreio, ambos fundados pelo meu querido avô José Rebello; também as lojas Andare e Vitale, dentre outros comércios. 



        Destaco na Avenida Dr. Lisboa o Teatro, fundado em 1875, um dos mais antigos do Brasil. Não é qualquer cidade que tem um patrimônio tão relevante como este, motivo de muito orgulho para os pouso-alegrenses de nascimento e também os pouso-alegrenses de coração, como eu. Ele passou por diversas reformas e em 2017 foi fechado para mais uma delas. As obras tiveram início somente em 2019, tendo terminado em 2020, justo quando a pandemia estava começando - confira a reportagem do G1 Sul de Minas que traz bonitas imagens internas do teatro após sua reforma.  

        Assista o video da série "Aconteceu em Pouso Alegre"  sobre o início do Teatro Municipal, produzido pelo Museu Tuany Toledo e TV Câmara Pouso Alegre.

        Teatro Municipal de Pouso Alegre


        Outro destaque na Avenida Dr. Lisboa é esta Escola centenária, fundada em 1912 e ativa até hoje. Seu nome é em homenagem ao Monsenhor José Paulino de Andrade, um dos responsáveis pela criação da Diocese de Pouso Alegre, que sempre esteve ligado às questões da educação. Assista mais um vídeo do PousoAlegre.net e desta vez é sobre a Escola.

        Escola Estadual Monsenhor José Paulino



        No final da Avenida Dr. Lisboa está a Casa da Cultura, onde funcionava a antiga Estação Ferroviária. O prédio da Estação Ferroviária foi inaugurado em 1895 e oficialmente fechado em 1983. Em 1988 o espaço foi reaberto para atividades culturais e como centro de convivência do idoso.

        Casa da Cultura - antiga Estação Ferroviária.

        Além do que descrevi sobre a Praça Senador José Bento e a Avenida Dr. Lisboa, a região tem ainda algumas casas antigas muito bonitas, o Restaurante o Caipira (comentários do Tripadvisor), muito tradicional, lojas de calçados, roupas utilidades para o lar, enfim, um comércio bastante variado.

        Apesar de toda essa beleza, sempre é possível melhorar. A Avenida Dr. Lisboa perdeu muito do seu charme de décadas atrás. No meu modo de ver, algumas providências podem ser tomadas para tornar a região mais atraente, como por exemplo: revitalizar ou construir uma nova calçada padronizada, dos dois lados da avenida; estabelecer parcerias com os diversos comerciantes para revitalização de seus prédios; criar uma área exclusiva para camelôs e outros ambulantes; estudar a possibilidade de construir uma rede subterrânea para a fiação elétrica e demais cabeamentos. Acho que os cidadãos de Pouso Alegre merecem este presente, afinal, a Avenida é o coração histórico da cidade.

        Antes de passar para outros atrativos mais distantes do centro, destaco dois locais de grande importância, não só pela arquitetura, mas também pelos benefícios para comunidade: o Conservatório de Música e a Faculdade de Direito.


        A história do Conservatório foi marcada por uma bela trajetória, com muita determinação e conquistas, mas também, foi marcada por uma grande tragédia.  


        Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira


        O prédio foi construído em 1918 para ser o Colégio Santa Doroteia.
        Já as atividades do Conservatório tiveram início em 1951, quando o então Governador de Minas Juscelino Kubitschek decretou a criação de seis conservatórios no estado. Por intercessão do Deputado Estadual Cônego Aurélio Mesquita, Pouso Alegre foi escolhida para sediar um deles.  

        Em 1975 parte do Conservatório foi transferido para o edifício que aparece na foto acima, onde compartilhava o espaço com outras atividades. Somente em 1984 passou a ocupar totalmente o edifício.

        Em 1987, um incêndio criminoso atingiu o Conservatório, destruindo a área interna e grande parte do acervo. Com muita dedicação, a comunidade e a direção do conservatório conseguiram dar continuidade às atividades, improvisando o trabalho em vários espaços alternativos. Somente em 1994 o Conservatório foi reinaugurado após reconstrução do edifício incendiado.

        Toda a esta história que descrevi está contada em um vídeo de 2012, produzido pelo Museu Tuany Toledo e TV Câmara de Pouso Alegre.  É um vídeo emocionante não só pelos fatos narrados, mas por mostrar a relevância da instituição para toda a comunidade. 


        Saindo do Conservatório passamos para registrar esta importante faculdade. Pouso Alegre tem diversos cursos superiores de qualidade, mas escolhi  a faculdade de Direito, especialmente pela arquitetura imponente de seu edifício, e por sua tradição, foi fundada em 1959. Para conhecer um pouco mais da FDSM faça um tour virtual.

        Faculdade de Direito

        Praça João Pinheiro

        A Praça João Pinheiro é a segunda mais importante da região central da cidade. Ela está localizada a quatro quarteirões da Praça Senador José Bento, e por muitos anos teve a Rodoviária bem à sua frente.


        Praça João Pinheiro

        A Praça é bem grande, com bancos e árvores frondosas; um bom local para se fazer uma caminhada. 

        Praça João Pinheiro

        Em frente à Praça está a Capela de São Benedito (postada acima) e, bem próxima, está a Capela de Santa Teresinha (também postada acima).

        Praça João Pinheiro - Capela de São Benedito ao fundo

        Em um dos vértices da Praça há um relógio de sol, inaugurado em 1973, em comemoração ao 125º aniversário da cidade.

        Relógio de sol inaugurado em 1973 em comemoração ao 125º aniversário de Pouso Alegre

        O Museu Histórico Tuany Toledo de Pouso Alegre tem um vídeo de 2012 em seu canal no YouTube contando detalhes sobre a Praça.



        Agora vamos dar uma guinada total no nosso passeio e vamos para uma das opções que mais gostamos, a natureza. Pouso Alegre conta com um excelente parque natural. Fica um pouco distante do centro, mas nada demais, 5 km aproximadamente. No Google, procure por Parque Zoobotânico. Também é conhecido como Horto Florestal.

        É um ótimo local para contemplar a natureza, fazer um piquenique, caminhar (tem uma pista de quase 1 km ao redor do lago), praticar esportes; para a criançada brincar no parquinho e correr ao ar livre. Muitos  eventos são organizados no Parque, envolvendo conscientização ambiental, lazer, cultura, esporte e saúde. Não é permitido entrar com animais.

        Tem um amplo estacionamento, banheiros, mas não observei se tem lanchonete. 

        Havia uma trilha que ligava o Parque ao Cristo Redentor, mas foi desativada por problemas de segurança. Uma trilha segura ligando os dois pontos seria 10.



        Cristo Redentor

        Pela grandiosidade da obra, a estátua do Cristo Redentor poderia ser um cartão postal da cidade (atrás apenas da Catedral), porém, a realidade parece ser outra. As administrações municipais posteriores à que a construiu, parecem não se preocupar com o monumento, que está praticamente abandonado. Uma grande contradição, pois a estrada de acesso está em ótimas condições e o local está limpo. No entanto, é questão de tempo para a estrutura do Cristo desmoronar. Talvez a Prefeitura não tenha percebido que, se acontecer um acidente, ela possivelmente terá sua parcela de responsabilidade.

        Feito meu desabafo, vamos ao que interessa, à maravilha do "ponto turístico". Mesmo que a estátua do Cristo Redentor não existisse, o local em si já valeria pela bonita vista da cidade e de toda a serra e a mata em seu entorno, pois está no alto de um morro. 

        Para chegar lá são 7 km de estrada de terra, com um belo visual, e em boas condições. Os trechos mais íngremes, que poderiam oferecer maiores problemas, são calçados com paralelepípedos. Para os que gostam de atividade física, é um bom local para ir de bike ou até mesmo a pé. No caminho tem um esqueleto de uma construção com um grafite bem bacana.

        Grafite no caminho de terra para o Cristo

        Estrada de terra para o Cristo

        Vista da estrada de terra para o Cristo

        Como chegar lá:
        Quanto ao caminho, merece aqui uma dica: se colocar o destino no Google Maps, ele irá traçar a rota por uma estrada que passa bem ao lado do Horto Florestal (Parque Municipal). Este caminho chega próximo, porém, você terá que fazer uma caminhada de uns 3 km. O caminho ideal é o indicado pelo Waze, em direção ao Bairro São João, lado oposto do caminho indicado pelo Google Maps. Por este roteiro não tem erro, basta seguir em direção ao Bairro São João, pegar a Rua Três Corações até o final e, em seguida, pegar o trecho de terra até o Cristo. A estrada tem a sinalização indicativa dos quilômetros percorridos, de 1 a 7 km; além de placas com as estações da via sacra. Confira no Mapa

        Chegando ao Cristo, você se surpreende com o tamanho da estátua: são 32 metros de altura e 60 toneladas. É o terceiro maior Cristo Redentor do país, e foi inaugurado no ano 2000. Está instalado no topo de uma serra com 1.187 metros de altitude, numa área de Preservação Permanente do Exército e do Parque Natural Municipal, com remanescentes de Mata Atlântica. Foi projetado pelo Artista Plástico Genésio Moura. 

        Chegando ao Cristo Redentor


        A vista da cidade é um dos destaques, além de ser um local de muita paz e contato com a natureza.

        Pouso Alegre vista do Cristo Redentor

        Na mesma região onde está o Cristo há muitas antenas, cujas instalações são cercadas por muros pintados com passagens bíblicas: O Samaritano, A Mulher Encurvada, O Filho Pródigo, Sobre as Águas, Ovelha Perdida, entre outras.

        Pinturas de passagens bíblicas

        Além da falta de manutenção da estátua, que já mencionei, não há qualquer infraestrutura no local, como lanchonete, bebedouro ou banheiro. Vi um único banheiro químico com jeito de abandonado. Não há também policiamento, o que torna o local inseguro para os visitantes. No início da estrada de terra há uma placa onde se lê: "evite ficar no local quando escurecer, por questões de segurança", ou seja, mais uma vez, o poder público lava suas mãos ao invés de resolver o problema. 

        Apesar de eu ter apontado alguns problemas do local, eu posso dizer que é um lugar imperdível e merece ser visitado - haja contradição!


        Parque Francisco de Assis Vilela

        Parque Francisco de Assis Vilela (Parque do Fórum)

        O Parque está localizado no Bairro Santa Rita, distante 5 km da Catedral (centro da cidade). Ele também é conhecido como Parque do Fórum, que está bem em frente.

        Parque Francisco de Assis Vilela - Fórum ao fundo

        Em seus 30.000 m² estão instalados dois parquinhos infantis, uma academia ao ar livre, um lago com uma ponte metálica e uma pista de caminhada e corrida de 900 metros. É um espaço agradável para praticar exercícios ou passear com as crianças. No entanto, carece de árvores para proporcionar um pouco de sombra. Falta também infraestrutura de banheiros e quiosque para venda de lanches e água.

        Parque Francisco de Assis Vilela (Parque do Fórum)

        Parque Francisco de Assis Vilela (Parque do Fórum)

        Parque Francisco de Assis Vilela (Parque do Fórum)

        O local é bastante seguro e dispõe de um segurança na portaria, contratado pela Prefeitura. O Parque fica aberto das 8 às 17 horas.





        Shopping Serra Sul

        Shopping não costuma estar na nossa lista de lugares para visitar, principalmente por morarmos em uma capital que tem uma dúzia deles. No caso de Pouso Alegre é um pouco diferente, porque o shopping tem opções de lojas e de lazer que não tem na cidade, como as salas de cinema. 

        Cinemas

        O Shopping tem uma infraestrutura de capital, com cinema, praça de alimentação, lojas âncoras, amplo estacionamento, etc. Está instalado em um ótimo local, com capacidade para atender muitas cidades da região - fica praticamente no Trevo da Rodovia Fernão Dias, a 10 km do centro de Pouso Alegre. Acho engraçado como o pessoal da cidade considera essa uma distância enorme. Já para nós, 10 km é logo ali

        Shopping Serra Sul - Praça de Alimentação

        Shpping Serra Sul - Corredor de Lojas

        Inaugurado em 2013, é o maior Shopping do Sul de Minas, proporcionando um grande retorno para Pouso Alegre na geração de empregos, impostos e, logicamente, no lazer da população.

        Mas a nossa percepção é que, apesar de ser um Shopping com muito potencial, o movimento é pequeno e tem muitas lojas fechadas. Acredito que na pandemia a situação deva ter piorado. Torço para que o empreendimento cresça, criem mais atrativos e facilitem de alguma forma o acesso da população, como por exemplo oferecendo ônibus executivo ou micro-ônibus saindo do centro da cidade, com um preço baixo, talvez com a passagem subsidiada pelo próprio shopping. Consulte o site do Shopping Serra Sul para conhecer melhor.

        Restaurante e Café

        Pouso Alegre tem muitas opções, mas vou postar agora apenas duas, o Café da Terra e o Restaurante Costela no Bafo. Em outra oportunidade coloco outros.


        Todas as vezes que vamos a Pouso Alegre, almoçamos ou jantamos neste excelente restaurante. Até na pandemia encomendamos a comida de lá e fomos buscar para comer em casa.

        Restaurante Costela no Bafo

        A comida é excelente e pedimos sempre o carro chefe -  a costela no bafo, embora o cardápio seja bem variado. O preço é compatível, o lugar é muito agradável, com decoração rústica de bom gosto, ótimo atendimento e espaço para as crianças. Nossa família o considera nota 10, confira as avaliações no Tripadvisor para ver que não estamos exagerando. Uma dica é chegar cedo, pois apesar de grande, costuma ter fila de espera (se não me falha a memória, não aceita reserva, confira antes).

        Picanha

        Peixe


        Café da Terra

        Alguns Cafés agradáveis de Pouso Alegre fecharam mesmo antes da pandemia. Meus pais descobriram e nos convidaram para conhecer o Café da Terra, localizado na Rua Bom Jesus - 811 - telefone (35) 3423-3563. Gostamos muito - ambiente simples e aconchegante, bom atendimento e lanches saborosos: doces, bolos, pão-de-queijo, tortas, sucos, café entre outros.  O local é pequeno, tem poucas mesas e costuma ficar cheio. Ao lado do Café tem um pequeno estacionamento para clientes. Avaliação do Tripadvisor.

        Café da Terra


        Doces, Queijos e Outras Delícias

        Ir a qualquer cidade de Minas Gerais e não levar para casa as delícias da região é até uma desfeita. Há muitas opções na cidade, a que prefiro são as Lojas do Varejão do Queijo e em especial a Varejão dos Queijos - Divino

        Costumávamos comprar queijos e doces numa loja próxima ao Mercado Municipal, a Varejão do Queijos da Rua Adalberto Ferraz, no Centro, mas lá fica muito cheio de clientes. 

        Varejão do Queijo - Loja próxima ao Mercado Municipal

        Depois passamos a comprar na loja da Avenida Professor Olavo Gomes de Oliveira - 1777, no Bairro Cidade Foch -  Divino - Varejão dos Queijos - esta loja tem mais espaço e é a minha preferida - telefone (35) 3425-1847. 

        Varejão do QUeijo - Divino - no Bairro Fosh

        Tem outra loja Varejão dos Queijos (não a conheço), que é no caminho para São Paulo, na Rodovia Fernão Dias, km 864, a menos de 20 km do Trevo de Pouso Alegre. Esta loja vende cachaça também. 

        No Varejão do Queijo - Divino o atendimento é típico de mineiro, atencioso e cordial, principalmente quando se é atendido pelo Tiago. 

        Os produtos são de ótima qualidade e destaco, como um bom mineiro, os queijos do Latícinios Dourado, principalmente o frescal que eu gosto muito; os Queijos Canastra da região de  Medeiros; os Queijos meia cura de Araxá; os queijos de Piumhi; e mais uma grande variedade, que deixa a gente até na dúvida na hora de escolher.

        Varejão do Queijo - Divino

        Os doces de leite também são maravilhosos, especialmente o premiado Rocca, que é de Pouso Alegre. Tem ainda o famoso Viçosa e outras marcas menos conhecidas como o Tropical de Alterosa. Mas o que eu gosto mesmo é de um que é puro, sem conservantes - o doce de leite em pasta Doces Carvalho, da cidade de Caldas/MG. Simplesmente divino, como inspira o nome da loja. E bem mais barato. Tem ainda os doces de cidra, mamão, goiaba, coco, abóbora, figo, além de biscoitos de polvilho, rosquinhas, café, linguiça, temperos diversos e mais uma infinidade de coisas. 

        Falta falar do preço, para nós que moramos na capital, posso dizer que os preços deles são bem melhores e com muito mais qualidade.

        Varejão do Queijo - Divino



        Um de meus hobbies é cuidar de plantas, de qualquer tipo: flores, frutíferas, ervas aromáticas etc. Na última vez que estive em Pouso Alegre fui conhecer o viveiro Santa Rita para escolher umas plantas para minha mãe. Ele está localizado no Bairro Cidade Foch, um pouco à frente da Loja do Varejão do Queijo Divino.

        Fiquei encantado com a variedade e a qualidade das plantas. O preço é bom e o atendimento especial. Pensei em aproveitar para comprar algumas mudas para plantar em minha casa, mas desisti porque a viagem de carro leva 11 horas e achei que as plantas iriam sentir. 

        Viveiro Santa Rita

        Viveiro Santa Rita

        Pastel de Farinha de Milho

        O pastel de farinha de milho criado em Pouso Alegre é um quitute muito famoso e apreciado na região, tendo se tornado Patrimônio Imaterial do Município em 2010.  Premiado em 2018 em um evento de gastronomia, a iguaria foi pauta de uma reportagem, inclusive ensinando a receita. Em vários pontos da região central da cidade tem trailers vendendo o pastel.

        Trailer de Pastel de Farinha de Milho



        Construído no ano de 1997, com capacidade para 26 mil pessoas, o Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi, é conhecido como Manduzão (referência ao Rio Mandu). Com a evolução do time nos últimos anos, o estádio recebeu algumas melhorias, veja a reportagem.

         Atualmente, é utilizado pelo Pouso Alegre Futebol Clube, em disputas da Primeira Divisão do Campeonato Mineiro de Futebol 2021.

        O time do Pouso Alegre Futebol Clube foi fundado em 1913 e teve grande importância no passado. Depois ficou um bom tempo sem disputar torneios importantes e, desde 2018, está sendo reestruturado, já tendo conseguindo bons resultados. Um dos craques do passado do time do Pouso Alegre, foi meu avô, José Rebello, considerado o melhor ponta esquerda de todos os tempos.

        Para quem gosta de futebol não deixe de assistir a entrevista do ex- jogador e agora apresentador de programa esportivo, Neto (ex-Corinthians) com o Presidente do Pouso Alegre Futebol Clube, o também ex-jogador Paulo da Pinta, que é de Pouso Alegre.

        Estádio Manduzão


        Memorial da Revolução Constitucionalista

        Já comentei que Pouso Alegre é uma cidade com muita história para contar e esta é mais uma.

        No Bairro São João, antigo Bairro da Vendinha, praticamente ao lado da Igreja de São João Batista, está o Memorial Constitucionalista, inaugurado em 1982. Ele foi erguido no cinquentenário da Revolução  Constitucionalista de 1932, pois houve um grande combate nesta região no dia 20 de julho de 1932.

        O Museu Histórico Tuany Toledo de Pouso Alegre tem um vídeo em seu Canal no YouTube contando detalhes desta história.

        Memorial Constitucionalista do Cinquentenário da Revolução de 1932



        Vídeos Históricos de Pouso Alegre - Publicados por PousoAlegre.net:


        Em breve mais de Pouso Alegre
        • Igreja Nossa Senhora de Fátima
        • Capelas de São Benedito e Capela do Menino Jesus de Praga, por dentro
        • Portal da cidade
        • Estátua do Fernão Dias
        • Seminário
        • Palácio Episcopal
        • Museu Tuany Toledo / Câmara Municipal
        • Árvore Grande
        • Estádio Mandusão por dentro
        • Praça da Rodoviária - Rodoviária 
        • Feira do Produtor Rural

        Nenhum comentário:

        Postar um comentário